Comunidade

Lance Notícias | 25/07/2021 07:38

25/07/2021 07:38

67416 visualizações

Lance no Campo: xanxerenses mantém tradição da produção de vinho artesanal

O trabalho é lento. É praticamente um ano de cuidado para que a videira garanta boas uvas. Agora, no frio, inicia o processo de poda para garantir um fruto doce e assim, um vinho de melhor qualidade. No interior de Xanxerê, na Linha Arroio Grande, a família de Ildomar da Silva possui três parreirais. As […]

Lance no Campo: xanxerenses mantém tradição da produção de vinho artesanal

O trabalho é lento. É praticamente um ano de cuidado para que a videira garanta boas uvas. Agora, no frio, inicia o processo de poda para garantir um fruto doce e assim, um vinho de melhor qualidade.

No interior de Xanxerê, na Linha Arroio Grande, a família de Ildomar da Silva possui três parreirais. As uvas plantadas aqui vão para a produção artesanal de vinho e também para o consumo in natura.

A produção artesanal de vinho é muito comum na nossa região. Seu Sérgio Moreski mesmo produz o próprio vinho há mais de dez anos. O trabalho do seu Sérgio é todo artesanal. Geralmente a produção do vinho começa em janeiro e o líquido somente é engarrafado em junho.

Moreski chega a produzir até 1500 litros de vinho por ano e dos vários tipos que ele faz o mais apreciado é o Bordô.

No campo, a expectativa é de uma safra espetacular para 2022, o clima tem colaborado e a uva da nossa região deve ser de uma qualidade ainda melhor que nos anos anteriores.
O trabalho de Ildomar e do Sérgio faz com que a tradição do vinho artesanal não se perca. Em Xanxerê mesmo existe Associação de Produtores de Vinho Artesanal, que realiza tradicionalmente a Festa do Vinho. Neste ano, devido a pandemia ela não pode acontecer, mas para 2022 a expectativa é que o evento possa ser realizado.

Deixe seu comentário