Levantamento: confira o quadro de funcionários das Câmaras de Vereadores da região

23 de abril de 2018 15:36 | Comunidade , Política , região , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Levantamento: confira o quadro de funcionários das Câmaras de Vereadores da região Os dados divulgados podem ser conferidos no Portal da Transparência (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Diante deste período de crise econômica onde todos os município tem o grande desafio de economizar o dinheiro público, o LANCENOTICIAS.com.br fez uma breve pesquisa sobre o número de funcionários das câmaras de vereadores dos seguintes municípios: Xanxerê, Xaxim, Faxinal dos Guedes e Bom Jesus.

Neste levantamento foi analisado os seguintes dados: número de servidores efetivos, cargos comissionados e agentes políticos. Os números são do Portal da Transparência e podem ser conferidos no seguinte link: https://e-gov.betha.com.br/transparencia/01034-003/main.faces.

 

Dados:

Xanxerê com quase 50 mil habitantes, possui 9 vereadores, todavia, o número geral de pessoas empregadas na Câmara de Vereadores chega a 40, sendo 7 servidores efetivos, 22 cargos comissionados e 11 agentes políticos.

 

Xaxim com quase 30 mil habitantes conta hoje com 11 vereadores, sendo que estão ativos na Câmara de Vereadores 26 servidores, sendo 7 efetivos, 3 cargos comissionados e 16 agentes políticos.

 

Em Faxinal dos Guedes, município que conta com pouco mais de 10 mil habitantes, há hoje 11 vereadores, sendo 15 servidores efetivos e 2 comissionados, segundo o presidente da Câmara de Vereadores do município, o Portal da Transparência está desatualizado e na verdade há 15 funcionários no total, sendo 2 cargos comissionados.

 

Já em Bom Jesus, com pouco mais de 2 mil habitantes, há 9 vereadores e o portal da Transparência não consta os dados voltados ao legislativo. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, há 5 servidores concursados mais os 9 vereadores.

 

O que dizem os citados

 

– Presidente da Câmara de Vereadores Xanxerê Lenoir Tiecher- Essa é a primeira legislatura que eu participo. Nós temos uma estrutura grande e acho que ela é importante para atender a população e quanto a forma de estrutura e da parte dos gastos dela, nós precisamos fazer uma avaliação de toda a estrutura. Quando falamos de economia, no ano passado quando assumimos, nós já fizemos uma reforma econômica e economizamos cerca de R$ 350 mil, reduzimos as vantagens, a informática, e fizemos licitações onde também conseguimos economizar, então só nisso nós vamos economizar cerca de R$ 2 milhões em quatro anos”.

– Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus- Valdemir de Mello- “Nós possuímos um quadro de funcionários bem reduzido, até porque o município é pequeno e não comporta tantos servidores“.

– Presidente da Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes- Fernando Pillatti- “Nós somos em 15 servidores no total, sendo 9 vereadores, 4 efetivos e dois comissionados. Sempre tivemos uma câmara com um quadro de funcionários bem enxuto. Quando se fala de dinheiro público precisamos pensar em economia. Ano passado nós adquirimos a sede própria e agora precisamos pagar, mas é algo próprio, mas sempre pensando em economia”.

– Presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Agenor Junior Maier- “Para nós é um número suficiente. Inclusive os vereadores teriam direito a 13º, recesso no meio do ano, mas acabamos retirando e desde o começo trabalhamos com a ideia de uma câmara mais enxuta”.

 

 

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais