Ligações para celular sem o nono dígito não serão completadas a partir desta quarta-feira (16)

16 de novembro de 2016 08:15 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Ligações para celular sem o nono dígito não serão completadas a partir desta quarta-feira (16) Contas de telefone ficam mais caras a partir deste mês após mudança no ICMS. (Foto: Alvarélio Kurossu/Agência RBS)

A partir de quarta-feira, 16 de novembro, as ligações com oito dígitos para celular não serão mais completadas em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Desde o dia 6 deste mês, a inclusão do algarismo 9 antes do número de celular passou a valer na Região Sul, que foi a última do país a ter o sistema implementado. Quem ainda não atualizou a agenda do celular só conseguirá fazer ligações com oito dígitos até o dia 15. Depois, as chamadas serão interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informada ao usuário.

A mudança foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de uma resolução de 2010. O objetivo é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular. Os números residenciais não sofrem alteração.

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis permite que as possibilidades de variações de números saltem de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números de celular.

Para os usuários que têm celulares mais antigos, nos quais não é possível baixar aplicativos, e em aparelhos com sistema operacional Windows Phone, um dos maiores desafios, e talvez o único incômodo, será atualizar a lista de contatos do celular manualmente. Já quem que tem smartphone iOs ou Android, pode acrescentar automaticamente o nono dígito à agenda telefônica por meio de apps gratuitos.

Confira alguns aplicativos que atualizam a agenda automaticamente:

Vivo 9º Dígito

Altera os números dos celulares para o novo formato. O aplicativo foi desenvolvido pela Vivo, mas funciona em todas as operadoras. Os contatos precisam estar armazenados no aparelho e não no chip. Disponível para iOS Android.

9º Dígito Tim

Parecido com o aplicativo da Vivo, a ferramenta da Tim ajusta os números automaticamente e grava as alterações na agenda do usuário. É necessário sincronizar a agenda do aparelho com sua conta do Google após a atualização. Disponível para iOS Android .

Oi 9º Dígito

Possibilita formatar seus contatos para efetuar ligações quando estiver viajando para fora de sua cidade ou fora do Brasil, organiza a agenda e insere o nono dígito em todos os contatos. Também funciona para números de qualquer operadora. Disponível para os sistemas iOS e Android.

Claro 9º Dígito

Atualiza a agenda de contatos dos celular das áreas com DDD em que já foi implementado o nono dígito. Oferece também a possibilidade de acrescentar o código de operadora 21 na frente de todos os contatos interurbanos.
Disponível para iOS e Android 

Embratel 9º Dígito

Além de atualizar os números, padroniza o uso do código 21, da Embratel e da Claro, para as ligações de longa distância. Boa pedida se você tem um aparelho da Claro, portanto. Também pode ser usado por clientes de outras operadoras. Disponível para iOS e Android.

9º Dígito Leucotron

Sem pertencer a nenhuma operadora, automatiza a inserção do nono dígito para números móveis de acordo com o cronograma da Anatel.
Disponível para iOS Android.

Com informações Diário Catarinense


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais