Ligações para prevenção do suicídio podem ser feitas de forma gratuita de todo o país

5 de julho de 2018 15:46
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Ligações para prevenção do suicídio podem ser feitas de forma gratuita de todo o país (Foto: Divulgação)

Desde o início do mês de julho as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV) feitas através do 188 passaram a ser gratuitas em todo o território nacional. A gratuidade foi conquistada através de uma parceria com o Ministério da Saúde.

Atualmente o Brasil registra cerca de 11 mil suicídios por ano, com uma média de 5,5 casos a cada 100 mil habitantes segundo dados do Ministério da Saúde. Esta ação faz parte do plano de metas do ministério para diminuir as taxas de suicídios no Brasil em 10% até 2020.

Além disso, Santa Catarina está entre os seis estados com maiores taxas de suicídio do país. Quanto a faixa etária, os dados mais preocupantes são entre os idosos, onde foram registrados uma média de 8,9 casos a cada 100 mil habitantes.

 

Sobre o CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Eles recebem treinamento adequado e não precisam ter formação em psicologia. Todas as ligações são sigilosas.

Até 2016 o CVV tinha uma média de um milhão de atendimentos. Em 2017, esse número dobrou e em 2018 são esperados mais de 2,5 milhões de atendimentos pelo 188.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais