Limpeza de calhas é fundamental para combate da dengue, alerta vigilância

7 de junho de 2016 09:55
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Limpeza de calhas é fundamental para combate da dengue, alerta vigilância Veículo transmissor do vírus da febre amarela na área urbana é o mosquito Aedes aegypti. (Foto: Patricia Silva/Lance Notícias)

Mesmo no período de inverno a proliferação do mosquito da dengue continua, em Xanxerê desde a última semana nenhum caso a mais foi confirmado, porém a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, comenta que existem três exames que não foram divulgados os resultados.

As atividades para evitar que o mosquito da dengue se prolifere continuam na cidade pois é no inverno que a população do mosquito está relativamente mais baixa e os cuidados devem permanecer e serem até intensificados. “Nós continuamos fazendo as visitas de rotina, pois não podemos parar mesmo sendo frio, os agentes estão trabalhando nos bairros e a cada dois meses todos os bairros são visitados”, comenta.

Nesse período de frio os trabalhos são realizados para tentar eliminar todos os criadouros, para que quando o verão chegar a situação esteja amenizada. “Agora nosso objetivo é eliminar o maior número de criadouros, para que quando chegue o verão não tenha nenhuma epidemia de dengue, pois já temos o mosquito com o vírus em nosso ambiente. Se não existir cuidado agora, quando o frio passar e tiver a mesma quantidade de mosquito que tivemos nos meses que passaram a situação vai ficar crítica”, complementa Janete.

Além dos cuidados básicos a orientação é para que as calhas, caixas de água e cisternas sejam limpas com escova para eliminar os ovos que possam estar depositados. “A limpeza deve ser feita para eliminar os ovos que já estão depositados, pois eles ficam dentro dos recipientes até um ano e meio, nós precisamos eliminar os ovos para que no futuro a situação não se agrave”, Finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais