Lixo e entulho jogados nos rios contribuíram para alagamento em Xanxerê

30 de maio de 2017 09:27
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Lixo e entulho jogados nos rios contribuíram para alagamento em Xanxerê Diversas casas foram alagadas (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A chuva do último fim de semana deixou a população de algumas cidades catarinenses preocupada com o risco de deslizamentos e alagamentos. Em Xanxerê, cerca de oito famílias tiveram alagamento em suas residências.

Os pontos de alagamento foram verificados no Bairro Vila União e Leandro, onde a água invadiu algumas residências; no Centro, a Rua Victor Konder, próximo ao Fórum, ficou completamente alagada, bem como na Rua Irineu Bornhausen e na Rua Papa João XXIII.

Ainda nesta segunda-feira (29), alguns moradores, os quais tiveram suas casas atingidas pela chuva, realizaram uma manifestação, em busca de auxílio da prefeitura.

O coordenador regional da Defesa Civil, João Borba, destaca que um dos principais motivos que contribuíram para a água dos rios subir mais rápido e invadir algumas residências foi a quantidade de lixo que é jogado nos locais.

“O lixo é um dos fatores predominantes. Com as chuvas que ocorreram agora e, nós realizando a limpeza, é impressionante a quantidade de lixos que são encontrados nos rios. Porque, com o lixo, a boca de lobo fica trancada e a água escorre por cima e automaticamente vai pegando volume e isso faz com que a água suba mais rápido. Não que isso seja a causa principal, mas isso contribui”.

Ainda segundo Borba, durante as limpezas foram encontradas portas de geladeira, lixo reciclável e até mesmo entulho de máquina de lavar.

“A população precisa ter mais cuidado. É necessário ver o dia que o caminhão passa para recolher e ai sim deixar os lixos nas ruas. Porque se caso der uma chuva, esse lixo vai para os rios que são as partes mais baixas e acabam contribuindo para os alagamentos”, diz.

Na última semana, a secretaria de obras do município deu início nas desobstruções em diversos pontos do Rio Xanxerê. O objetivo era fazer a limpeza antes que o período de intensa chuva se aproxime, evitando assim pontos de alagamento e consequentemente, outros contratempos.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais