Lugar de tranquilidade e fé: conheça a história da Gruta de Nossa Senhora, de Xanxerê

9 de outubro de 2018 14:13 | Comunidade , Religião , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Lugar de tranquilidade e fé: conheça a história da Gruta de Nossa Senhora, de Xanxerê Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Construída em 2003, a Gruta de Nossa Senhora, localizada aos fundos da Igreja Matriz, é um lugar de tranquilidade e fé. Por ali, passam, em média, 100 pessoas por dia. São fiéis que buscam na santa, um momento de refúgio, de agradecimento e força para encarar os problemas da vida.

Mas afinal, você sabe ou imagina qual o verdadeiro motivo que levou a construção da Gruta? A xanxerense, Rosecler Caudoro, coordenadora da liturgia do centro – Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, acompanhou de perto a construção e frisa que o local foi especialmente feito para a queima de velas.

“Como não tinha um lugar específico, o padre Ivo Oro e o conselho da época, deram a ideia de fazer a Gruta com um local para a queima de velas. E, nesse período, a Gema Moschetta, alcançou a cura do câncer e para demostrar a gratidão a Nossa Senhora, ela doou a imagem da santa, originando a Gruta”, comenta.

O local é todo construído com pedras retiradas de rios e de acordo com Rosecler o processo de construção durou mais de um ano.

“Na época, antes de construir, o nome seria Gruta de Nossa Senhora Mãe de Jesus, não queríamos colocar um nome, mas depois, como veio a imagem, o povo começou a chamar de Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A Gruta é feita de cimento, mas depois que recebemos a Santa, os construtores foram nos rios achar as pedras. São pedras de rio. Foi bem trabalhoso, demorou um ano para ficar pronta”.

Para tornar o local ainda mais aconchegante, um novo projeto, que mantém a estrutura original da Gruta, está sendo elaborado. “Agora estamos com um projeto para fazer uma nova Gruta, mas deixando a imagem original. O tempo muda e as coisas melhoram não é mesmo? Com isso vamos fazer uma fonte, um lugar só para as flores. Vamos esperar terminar a reforma da igreja e depois vamos fazer a gruta”, diz Rosecler.

O novo projeto, visa ainda, a construção de uma nova fonte de água. “Nossa Senhora de Lourdes, apareceu na França, onde ela apareceu era uma gruta, natural e de pedra. As pessoas que iam até o local que ela apareceu, começaram a alcanças curas e bênçãos. Naquele lugar, não existia água, e Nossa Senhora disse para a Santa Bernadete cavar, e ela começou, e nisso saiu água e o povo tem até hoje essa fonte de água. Como ela é conhecida por isso, aqui será uma fonte de devoção”.

Toda a manutenção da Gruta é de responsabilidade da Igreja Matriz, inclusive, todos os dias ocorre a oração do terço, onde cerca de 25 fiéis se reúnem na Gruta. O mesmo tem início às 18h30min.

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais