Maio Amarelo: campanha realizada pelo Contran e PM busca conscientizar no trânsito

17 de maio de 2019 08:55 | Visualizações: 417
Polícia , Trânsito , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Maio Amarelo: campanha realizada pelo Contran e PM busca conscientizar no trânsito (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

O Maio Amarelo é uma campanha que foi feita devido às mortes e lesões no trânsito. Todos os anos, são realizadas atividades com o intuito de conscientizar os condutores, pedestres e todos os usuários do trânsito, para reduzir o número de mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito.

No ano passado, a Polícia Militar de Xanxerê fez a campanha do Maio Amarelo voltada às crianças, realizando palestras e atividades nas escolas.

– Nossa intenção de trabalhar dessa forma mais pedagógica é conscientizar as crianças para que elas aprendam desde cedo e consigam cobrar dos pais também. Como no ano passado foi feita a campanha direta com as crianças, neste ano vamos voltar às escolas, para relembrar essas crianças – explica soldado Suelen.

Além do trabalho com as crianças, também durante as barreiras fiscalizatórias e preventivas, os policiais realizam um trabalho de orientação com motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

– A Polícia Militar sempre tem como base a orientação e prevenção. Temos materiais que divulgamos nas redes sociais e na imprensa. Em Xanxerê, por exemplo, há um grande problema com as rotatórias, então são feitas orientações sobre isso – comenta.

De acordo com a policial, a PM segue um cronograma disponibilizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde são realizadas ao longo do ano diversas atividades e campanhas de conscientização visando atingir diversos públicos.

Para os próximos quadrimestres de 2019 e primeiro quadrimestre de 2020 estão programadas as seguintes campanhas:

 

Segundo quadrimestre – foco: pedestre

Maio: ações de apoio ao Maio Amarelo e a Semana das Nações Unidas sobre segurança viária;

Junho: campanha de valorização das faixas de pedestres e do Sinal de Vida;

Julho: ações de prevenção voltadas para o período das férias escolares;

Agosto: campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor;

 

Terceiro quadrimestre – foco: ciclista

Setembro: campanha da Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro);

Outubro: bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista;

Novembro: campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito;

Dezembro: bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito;

 

Primeiro quadrimestre de 2020 – foco: motociclista

Janeiro: respeite o motociclista, respeite a vida;

Fevereiro: valorização da Lei Seca e a sua importância na redução de acidentes;

Março: Capacete é vida;

Abril: campanha de educação sobre a utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre/ciclista/condutor.

 

Confira abaixo um levantamento feito quanto ao número de acidentes registrados em Xanxerê nos respectivos meses dos anos de 2018 e 2019:

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais