Maior desafio enfrentado por alcoólatras no tratamento é o preconceito, afirma AA

22 de fevereiro de 2018 09:27
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Maior desafio enfrentado por alcoólatras no tratamento é o preconceito, afirma AA AA Xanxerê. (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Há cerca de 39 anos o grupo Alcoólicos Anônimos está instalado em Xanxerê com a realização de reuniões e encontros com o objetivo de ajudar pessoas que tem problemas com álcool. Hoje são cerca de 30 membros no grupo que realiza duas reuniões semanais, sempre nas segundas e sextas-feiras, das 20 às 22 horas.

Hoje o Alcoólicos Anônimos já está em 180 países com os grupos de apoio a recuperação.  Xanxerê é a sede do 11º Distrito que reúne os grupos dos municípios da região. O grupo não tem fins lucrativos e nem custo para os participantes. Durante as reuniões o coordenador passa uma sacolinha para arrecadar dinheiro, onde cada membro contribuiu com o valor que pode. Por ser um trabalho voluntário, esse dinheiro ajuda a custear as despesas do grupo com água, luz, aluguel e também o café que é servido nas reuniões.

Conforme Carlos Terceiro, que é Representante do Comitê Trabalhando com os Outros do AA, as reuniões sempre tem uma abertura que é feita pelo coordenador e, após isso, o uso da palavra é livre para os membros darem seu depoimento. Vale lembrar que as reuniões são abertas a comunidade.

Segundo Antoninho, que é suplente na coordenação do distrito, o AA segue seus 36 princípios e é regido por 12 tradições. Além disso, são apresentados 12 passos aos membros do grupo. Esses passos buscam auxiliar na recuperação total do participante.

Carlos ressalta que ainda um dos maiores problemas enfrentados pelos grupos de AA é o preconceito. “O nosso maior problema é o preconceito. Vai fazer 28 anos que eu participo, então penso que pelo menos na minha família não deveria existir preconceito, mas tem pessoas da minha família que tem problemas com álcool e eu vejo preconceito, as vezes preferem buscar ajuda em outros lugares, mas não participam o AA” comenta.

O AA busca quebrar preconceitos na sociedade, ajudando na ressocialização dos membros na comunidade, visto que muitas vezes eles enfrentam problemas por conta do alcoolismo.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais