Mais ciclovias serão criadas em Xanxerê após conclusão do Plano de Mobilidade Urbana

16 de agosto de 2018 15:01
Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais ciclovias serão criadas em Xanxerê após conclusão do Plano de Mobilidade Urbana Foto: Divulgação

A mobilidade urbana é um assunto que está em discussão em meio a comunidade xanxerense. São faixas, ruas, sinalizações, em vários pontos da cidade que precisam de melhorias. Com o objetivo de melhorar, principalmente, o trânsito do município, será criado um Plano de Trabalho para Mobilidade Urbana.

Para que esse plano se torne prático, é fundamental o levantamento de dados estatísticos, por meio de pesquisas de campo, que devem ser realizados pela Prefeitura. A partir será diagnosticada a situação do município, e serão propostos modelos para solucionar os problemas.

Dentre as faixas de pedestre, transporte de público e de cargas e estacionamento, estão previstos no plano as ciclovias para atender a demanda dos xanxerenses que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

De acordo com o secretário de Obras de Xanxerê, Rivael Freschi, o projeto não está pronto e o objetivo é que seja contratada uma empresa para a elaboração do mesmo.

“A princípio não temos nada previsto. Não temos o projeto. Nós queríamos ver se encaixávamos no plano de mobilidade urbana, e neste plano, vamos apontar onde precisa fazer as ciclovias. Mas, esse plano precisamos fazer ele até o próximo ano. Se formos fazer o plano de mobilidade urbana, vamos precisar contratar uma empresa para fazer e automaticamente será feito o projeto das ciclovias”, explica.

Para a realização do estudo de implantação de ciclovias, serão analisados onde será implantado os corredores, a sinalização adequada, pontos de conflitos com os pedestres, além da integração com os outros meios de transportes.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais