Mais de 120 pessoas realizam cadastramento biométrico no cartório de Xanxerê por dia

9 de novembro de 2017 15:04
Comunidade , Eleições 2018 , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais de 120 pessoas realizam cadastramento biométrico no cartório de Xanxerê por dia Justiça Eleitoral (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Os cartórios eleitorais de Santa Catarina estão realizando o cadastramento biométrico de todos os eleitores. Em Xanxerê a procura tem sido acima da média, onde são feitos 120 atendimentos diários.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

“A procura está muito boa, atendemos em média 120, 130 pessoas diariamente. Por enquanto não há um prazo final, iremos seguir fazendo o cadastramento até o dia 4 de maio, quando encerra o cadastramento em todo o país. Nós havíamos disponibilizado 40 vagas para serem agendadas pela internet, mas todas as vagas até dezembro estão preenchidas, então é necessário vir até o cartório, pegar a senha e aguardar”, explica Cleomar José Camillo Eugênio.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Em 43 cidades o comparecimento é obrigatório, e serve para confirmar se os eleitores têm efetivamente vínculo com o município. Os eleitores dos municípios com revisão que não fizerem sua biometria terão o título eleitoral cancelado e não poderão votar nas próximas eleições.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais