Mais de 13 mil eleitores não fizeram a biometria em Xanxerê. Prazo está encerrando!

Revisão do eleitorado nos municípios de Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Xanxerê

14 de maio de 2019 09:01 | Visualizações: 581
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais de 13 mil eleitores não fizeram a biometria em Xanxerê. Prazo está encerrando! (Foto: Divulgação)

A procura pelo cadastramento biométrico continua abaixo do esperado. No início do ano, eram aproximadamente 19.000 eleitores para serem atendidos em 162 dias úteis até o término do prazo, o que dava uma média de 117 eleitores por dia. A capacidade de atendimento diário do Cartório Eleitoral é de 120 eleitores por dia, logo, todos poderiam ser atendidos sem problema algum.

Segundo o cartório, essa média de 117 poucas vezes foi alcançada. Para se ter uma ideia dos 162 dias úteis iniciais, restam apenas 79 dias úteis e aproximadamente 13.500 eleitores ainda não foram atendidos.

– Hoje, então, para que ninguém tenha o título cancelado, seriam necessários 170 atendimentos diários, mas esse número é bem superior a 120, que representa a capacidade de atendimento do Cartório Eleitoral. Conclusão: já é inevitável o cancelamento de milhares de títulos eleitorais. E a situação tende a ficar cada vez pior, já que os eleitores não fizeram essa conta ainda e, portanto, permanecem despreocupados – comenta Cleomar José Camilo Eugênio, Técnico Judiciário.

É bom lembrar que, na segunda-feira da semana passada (6 de maio de 2019), se encerrou o prazo para regularização, sem consequências, dos títulos de quem não votou nem justificou nas últimas três eleições. Por ser o último dia, mais de 300 pessoas passaram pelo Cartório Eleitoral; porém, apesar do grande esforço realizado pelos servidores, muitas não conseguiram atendimento; e quem conseguiu enfrentou longas e demoradas filas.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais