Mais de 30% dos jovens entre 14 e 29 anos estão desempregados, em Xanxerê

8 de julho de 2019 19:01 | Visualizações: 1535
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais de 30% dos jovens entre 14 e 29 anos estão desempregados, em Xanxerê (Foto: Márcio Tecchio)

Desemprego é um assunto que gera muito debate em Xanxerê. Enquanto há vagas sendo anunciadas diariamente, o número de desempregados não baixa.

Em Xanxerê hoje 32% dos jovens de 14 a 29 anos, não conseguem emprego, mesmo tendo vagas, como explica o economista e pesquisador Celito Pandolfi.

– Em Xanxerê nós temos um problema grave. Quando não tem emprego, não tem renda e as vendas caem. Hoje, 32% dos jovens de 14 a 29 anos estão desempregados. Emprego tem, basta mostrar a empresa que você é capacidade e tem vontade. Porém, a maioria das empresas são mantidas pelas famílias e elas só contratam pessoas que dão lucro, porque contratar alguém custa caro. Agora imagina que 58% do povo tem baixa escolaridade. As pessoas não leem, tem baixa capacitação – comenta.

Celito se aprofunda no assunto e explica que parte está ligado a desagregação familiar e a falta de incentivo dos pais aos estudos e à preparação para que o jovem consiga entrar no mercado de trabalho.

– O problema, hoje, do desemprego é a desagregação familiar. Os nossos pais nos faziam trabalhar desde novos, sempre nos incentivando. Hoje, com tantas separações entre os casais, os filhos acabam perdendo a motivação que recebiam, geralmente da figura paterna que tinha essa responsabilidade de levar o filho nas empresas, apresentar ao trabalho. Essa desagregação familiar faz com que os filhos fiquem à mercê. Enquanto a mãe está o dia todo trabalhando o filho fica apenas no WhatsApp, lendo? Não! Jogando joguinho, estando apenas nas redes sociais. Quando esse jovem chega aos 14 anos ele não tem o mínimo de capacidade para ser contratado pois não teve aprimoramento. Hoje nós vivemos uma tragédia – completa.

Outro reflexo dessa realidade é a recontratação de pessoas da terceira idade, muitos já aposentados estão ocupando cargos que antes eram, geralmente, destinados aos jovens.

– A empresa só vai contratar se a pessoa estiver pronta. Temos muitos casos de empresas que estão contratando pessoas aposentadas, que é disposto, sorridente, responsável. O quadro de funcionários de muitas empresas está mudando e o aposentado já é preferência. A terceira idade está ocupando estes cargos merecidamente, e estão sendo a salvação do comércio de forma geral – finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais