Mais de 450 famílias de Xanxerê são beneficiárias do Bolsa Família

20 de abril de 2018 11:11 | Comunidade , Social , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais de 450 famílias de Xanxerê são beneficiárias do Bolsa Família (Foto: Luis Nassif)

O Bolsa Família é um programa desenvolvido e mantido pelo Governo Federal que auxilia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em Xanxerê, são cerca de 450 famílias cadastradas que tem o direito a esse benefício, mas o número e inconstante devido ao corte de renda que o programa exige que é de R$ 85,00 mensais por pessoa em famílias sem crianças e de até R$ 170,00 mensais por pessoa desde que tenha crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Por ser um benefício do Governo Federal, todos os anos as famílias precisam realizar a renovação do cadastro. Caso contrário o benefício é cancelado. Além disso, agora o governo está fazendo uma revisão dos beneficiários encaixados no Benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC). O chamamento desse ano é para pessoas com deficiência física e os dois Cras do município estão realizando esse trabalho.

Conforme a diretora de assistência social, Luciane Contini, o município não teve cortes significativos do benefício nesse ano até o momento. Ademais, ela frisa que nem todas as famílias que teriam direito ao benefício estão cadastradas no sistema e, ainda, muitas delas não realizam a atualização dos dados.

Segundo Marlei Terezinha Roman, coordenadora do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de Xanxerê, caso essa revisão de benefício que está sendo feita pelo governo realize cortes, isso irá prejudicar muitas pessoas no município.

“Sabemos que são pessoas que necessitam desse benefício, são pessoas com uma renda muito baixa e que se houver cortes vai ser uma perda muito grande pra essa família. São famílias com uma renda baixa, mas que mesmo assim as vezes não ficam dentro da renda exigida para receber o benefício”, comenta.

Luciane ainda frisa a importância das famílias de baixa renda procurarem a assistência social para realizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, pois ele traz diversos benefícios federais. Além disso, esse cadastro dá direito às pessoas a terem acesso aos programas da assistência social do município.

Alguns benefícios para pessoas que realizam o CadÚnico: Bolsa Família, tarifa social de energia, INSS para dona de casa de baixa renda (uma contribuição de 5% para a aposentadoria), Id Jovem, isenção de taxa de concurso, bolsa de estudo na universidade, acesso ao BPC, programas habitacionais, programas municipais que queiram utilizar esse cadastro, entre outros.

Famílias e pessoas de baixa renda que tem interesse em realizar o cadastro podem procurar os dois Cras do município ou diretamente a secretaria de Assistência Social.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais