Mais de 800 pessoas atuarão na zona eleitoral de Xanxerê nas eleições deste ano

12 de julho de 2018 14:31 | Eleições 2018 , Política , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mais de 800 pessoas atuarão na zona eleitoral de Xanxerê nas eleições deste ano Juiz da 43ª Zona Eleitoral, Christian Dalla Rosa (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

As eleições de 2018 estão se aproximando e com ela aumentam as movimentações da Justiça Eleitoral no intuito de deixar tudo alinhado para os cidadãos irem as urnas.

O Juiz da zona eleitoral que compreende Xanxerê, Faxinal dos Guedes e Bom Jesus, Christian Dalla Rosa conversou com a reportagem do Lance Notícias e comentou sobre o processo.

“Nós temos uma eleição onde iremos escolher o presidente, governador do Estado e deputados. As eleições irão concorrer lá em outubro, é uma eleição muito importante para o país e a Justiça Eleitoral está com a ideia de dar transparência para exercer a sua cidadania”, detalha.

Quanto aos pré-candidatos, o juiz afirma que este é o momento onde eles devem expor as suas ideias, planos de governos.

“Essa é uma época de manifestação de suas plataformas, do candidato mostrar suas ideias de governo. Desde o começo do ano, já iniciamos com uma série de restrições, mas não há problema nenhum em o candidato de manifestar. Os candidatos irão registrar suas candidaturas até o dia 15 de agosto e no dia 16 inicia a propaganda eleitoral”.

Quando à informações na internet, Christian explica que em alguns casos pode haver a interferência da Justiça Eleitoral.

“Há uma liberdade muito grande na internet, a intervenção da Justiça Eleitoral irá acontecer somente em casos de abuso, por exemplo, notícias de difamação, informações falsas, notícias com o objetivo de denegrir a imagem do candidato”.

 

Mesários Voluntários

A zona eleitoral de Xanxerê conta com 576 mesários e mais de 800 pessoas envolvidas. Por conta disso que a Justiça tem salientado a busca por mesários voluntários para atuar nas eleições.

“A Justiça Eleitoral agora tem um portal onde os candidatos podem se inscrever. Então, a pessoas que quiser ser mesário, pode acessar esse portal e depois poderão ser convocadas. Na zona eleitoral de Xanxerê, o mesário atua em três eleições, após ele é retirado, mas tendo a opção de continuar na ação.As pessoas que tem vontade, basta acessar o site. Foram criados alguns grupos no whatsapp para conversar com os mesários e também”.

O eleitor que desejar contribuir para a transparência das eleições e para o fortalecimento da Democracia, participando espontaneamente no processo eleitoral, poderá se inscrever no Portal do Eleitor clicando AQUI.

 

Leia também:

Justiça Eleitoral iniciará convocação de mesários para atuar nas eleições 2018

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais