Manhã é de eleições dentro da normalidade em Santa Catarina

7 de outubro de 2018 14:22 | Eleições 2018 , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Manhã é de eleições dentro da normalidade em Santa Catarina Imagem Ilutrativa (Foto: Divulgação)

A manhã de votações foi tranquila e segue assim até o momento em todo o estado de Santa Catarina. As eleições de 2018 marcam a maior já realizada no estado, com mais de cinco milhões de eleitores aptos a votar e mais de 19 mil urnas distribuídas em sessões efetivas, para justificar votos e urnas e contingência.

Conforme o presidente do Tribunal Regional Eleitora, desembargador Ricardo Hessler, SC tem uma tradição de ter eleições tranquilas. Até o final da manhã, foram registradas 84 ocorrências de problemas com urnas, sendo que 42 tiveram de ser substituídas.

“São milhares de locais de votação, então a conta está dentro da normalidade. A situação de risco está bem controlada”, avalia o presidente.

Além disso, no estado, durante a manhã deste domingo (07), foram registradas 33 ocorrência policiais, com 17 prisões de eleitores por boca de urna, divulgação de propaganda e corrupção eleitoral. Renata de Favero, secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, explica que hoje a propaganda está encerrada, então só é permitida a manifestação individual do eleitor.

“O eleitor pode usar adesivo, identificação no vestuário, no carro, mas qualquer outro tipo de divulgação que possa caracterizar propaganda está proibida. Inclusive, tivemos ocorrência e pessoas que deixaram os carros adesivados estacionados em frente aos locais de votação e os veículos foram guinchados. Tudo com muita tranquilidade, a pessoa vai, vota, não pode permanecer no local de votação, para evitar qualquer problema”.

Para quem ainda não votou, a orientação do TRE é chegar o quanto antes, para evitar as filas. Caso o eleitor chegue na sessão antes das cinco da tarde e ainda tenha fila, serão distribuídas senhas para votação.

Importante conferir o local da votação, por conta do rezoneamento e revisão do eleitorado, e, com isso, pode ter havido alteração de local.

A expectativa é que entre oito e meia e nove horas da noite, já se tenha o resultado das eleições.

“Poderão, eventualmente, ocorrer totalização antes desse horário, mas como temos que ocorrer a abertura das urnas do estado do Acre, que acontece às 19h, a expectativa é essa. Santa Catarina já foi por muitas vezes o primeiro estado a totalizar todos os votos, o que mostra organização, mas essa não é a preocupação nesse momento. Queremos ter uma eleição transparente, segura e eficiente”, finaliza o presidente do TER.

 

Com informações da Rede de Notícias Acaert


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais