Membros da JCI Xanxerê vão participar de Encontro Regional de Oratória no fim do mês

3 de julho de 2019 11:50 | Visualizações: 161
Comunidade Compartilhar no Whatsapp

Nos dias 11 e 18 de junho, na sede da JCI Xanxerê, ocorreu a etapa local dos Concursos Internos da JCI Brasil. Esta atividade tem por objetivo escolher os membros da Organização Local que serão os representantes da JCI Xanxerê na etapa regional, que acontecerá na cidade São Miguel do Oeste, nos dias 27 e 28 de julho.

Os concursos internos da JCI são divididos em dois. O concurso de debates é realizado em equipes de três pessoas, sendo premiados os três membros com melhor performance individual. Durante os confrontos as equipes são obrigadas a trazer argumentos favoráveis ou contrários acerca de algum tema polêmico na sociedade nos dias atuais, sendo que os temas, as equipes e o posicionamento são escolhidos através de sorteio. Neste concurso conta não somente a preparação, mas também a arte do improviso. Por outro lado, o concurso de oratória é individual e se classifica o orador que tiver o melhor discurso preparado, fazendo-se valer de argumentos, fatos, dados, propostas de intervenção e, claro, carisma e facilidade de falar em público. Neste ano os temas dos concursos internos da JCI abordaram: reforma da folha salarial, auxílio-reclusão, adoção tardia e igualdade de gêneros.

Ezequiel Deola, coordenador do projeto este ano, diz que os concursos internos da JCI são uma ótima oportunidade de capacitação aos membros, que não somente treinam suas habilidades pessoais e profissionais, mas também desenvolvem um olhar crítico para os problemas sociais em suas comunidades.

– É um momento que os participantes acabam saindo da zona de conforto, estudam, desenvolvem o autoconhecimento, desafiam-se e acabam tornando-se pessoas mais capacitadas dentro e fora da organização – comentou Wilson de Paula, presidente da JCI Xanxerê em 2019.

No dia 11 ocorreu o concurso interno de oratória, no qual sagrou-se campeão o membro Ronaldo de Oliveira e no dia 18, o concurso de debates, no qual classificaram-se em primeiro lugar, Fernanda Tofolo, em segundo lugar, Thaise Rossi da Rosa e em terceiro lugar, Nathan Sartor. Todos os quatro representarão a JCI Xanxerê no Encontro Regional em São Miguel do Oeste. Os concursos internos da JCI ainda podem levar os candidatos para às etapas nacional, das Américas e, no caso do concurso de oratória, para a etapa mundial. Nas duas últimas, os concursos são realizados em espanhol ou inglês.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais