Covid-19

Lance Notícias | 25/05/2020 15:45

25/05/2020 15:45

131824 visualizações

Mensagem autorizando divulgação de nome em caso de confirmação da Covid-19 não tem validade

Nas últimas semanas um texto viralizou em forma de publicação nas redes sociais, onde as pessoas autorizam a divulgação de seus nomes, caso venham a ser diagnosticadas com a Covid-19. “COMUNICADO: Se em algum momento eu for contaminado e testado Positivo para COVID-19, eu autorizo a secretaria de saúde informar a público. Não escondam, para […]

Mensagem autorizando divulgação de nome em caso de confirmação da Covid-19 não tem validade

Nas últimas semanas um texto viralizou em forma de publicação nas redes sociais, onde as pessoas autorizam a divulgação de seus nomes, caso venham a ser diagnosticadas com a Covid-19.

“COMUNICADO:

Se em algum momento eu for contaminado e testado Positivo para COVID-19, eu autorizo a secretaria de saúde informar a público. Não escondam, para que aquelas pessoas que estiveram em contato conosco possam fazer seus testes a tempo. Não é crime e nem vergonhoso se contaminar, crime e vergonha é estar com o vírus e ficar calado, colocando em risco a vida das pessoas que estiveram em contato com você”.

É preciso salientar que a não divulgação dos nomes é um protocolo do Ministério da Saúde que é seguido rigorosamente pela Secretaria de Saúde Municipal. Dessa forma, mesmo que o paciente autorize a divulgação do seu nome, isso não será feito.

O diretor técnico do Hospital Regional São Paulo, dr. Mário Augusto Marques, também fez uso de suas redes sociais para explicar sobre o assunto:

“Vejo muitas pessoas compartilhando um post onde dizem que autorizam a divulgação de seu nome em caso de testar COVID positivo para que seus contatos saibam e se cuidem. Quero informar que TODOS casos positivos são informados para a Vigilância Sanitária do Município e o município monitora e acompanha todos os contatos do paciente COVID positivo. Portanto peço que parem com essas postagens que não ajudam em nada e muito pelo contrário atrapalham pois dão a impressão de que são ocultados dados, o que eu lhes garanto, não acontece. Quanto a divulgação de nomes, não será feito pelas autoridades constituídas mesmo com autorização pois em nada contribui para o combate ao Vírus e apenas serve para gerar pânico, constrangimento e preconceito contra a pessoa que contrai o vírus. Obrigado pela atenção”.

 

 

Deixe seu comentário