Comunidade

Lance Notícias | 22/09/2020 11:32

22/09/2020 11:32

103597 visualizações

Mestre e líder da comunidade surda de Xanxerê conta sua história

Matéria com áudio e interpretada em Libras Rivael Fabricío, mais conhecido como Riva, é líder da comunidade surda aqui em Xanxerê. Muitos já foram seu aluno, por terem participado de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que ele ministrava. Exemplo de pessoa, que não deixou a deficiência auditiva atrapalhar seu crescimento e o alcance […]

Mestre e líder da comunidade surda de Xanxerê conta sua história Foto: arquivo pessoal

Matéria com áudio e interpretada em Libras

Rivael Fabricío, mais conhecido como Riva, é líder da comunidade surda aqui em Xanxerê. Muitos já foram seu aluno, por terem participado de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que ele ministrava. Exemplo de pessoa, que não deixou a deficiência auditiva atrapalhar seu crescimento e o alcance de seus objetivos.

Com três anos de idade começou a frequentar a educação infantil no município de Vargem Bonita, estudando ali até os oito anos, depois começou a frequentar a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) em Joaçaba que ficava aproximadamente 100 km, de onde ele morava, fazendo com que saísse as 6 horas e retornando somente as 18 horas para casa.

– Sempre estudei em escola pública e não tinha intérprete e nem acessibilidade para alunos surdos, mas tive a sorte de estar em uma escola com uma política inclusiva, aparentemente nunca fui discriminado ou sofri qualquer tipo de preconceito direto por ser surdo, pelo contrário, sentia que sempre recebi apoio da escola, dos professores e principalmente dos colegas – conta Riva.

Rivael conta também que tinha muita dificuldade na aprendizagem, principalmente na compreensão do significado das palavras, mas isso não era um empecilho para sua vontade de aprender, pois chegava em casa e ia para seu quarto estudar, onde sua mãe o auxiliava na realização das tarefas e também no estudo para as provas.

Foi assim que Riva, ao concluir seus estudos no ensino regular, prestou vestibular para o curso de Pedagogia – com habilitação em Educação Especial na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, em Xanxerê, onde se formou no ano de 2009, mas não parou por aí,  hoje ele também possui título de especialista em Libras pela Faculdade Dom Bosco (2013-2014) e também é Mestre em linguística (2017 -2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rivael também tem uma filha ela é CODA – Children of Deaf Adults que significa filho de surdos adultos. Jullie, filha do Rivael é ouvinte, e adquire a língua de sinais com seus pais surdos onde ela observa e aprende a partir das interações que presenciam. Assim seu desenvolvimento linguístico é construído por meio da língua materna que, no caso é a mesma que de seus pais surdos, e em sua convivência domiciliar.

Em 2014 prestou concurso público para o cargo de professor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, em Chapecó, sendo aprovado em primeiro lugar no concurso.

– Como docente da UFFS, está sendo uma experiência incrível que me permitiu crescer profissionalmente. Por tudo que já vivi, por tudo que já enfrentei, e que superei. Atualmente professor, graduado, pós-graduado e mestre em Linguística, busco todos os dias superar os desafios da docência e principalmente inspirar meus alunos através de uma educação humanizada, crítica e reflexiva – finaliza Rivael.

 

Deixe seu comentário