Milhares de mulheres serão contempladas com exames durante mutirão de mamografias

Serão realizadas 1.200 mamografias agendadas e também exames preventivos e ações de educação em saúde

9 de julho de 2018 11:14
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

Inicia nessa segunda-feira (09) um mutirão de mamografias em Xanxerê. Os exames serão feitos na Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher e irão contemplar milhares de mulheres com exames de mamografia e citopatológicos (exame preventivo).

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Câmara de Vereadores e o Sesc, que atenderá as mulheres. O caminhão ficará 49 dias em Xanxerê e os exames são para prevenção de câncer de mama e do colo do útero. Além disso, serão realizadas ações educativas para a promoção da saúde. Os exames realizados na unidade móvel demoram cerca de 30 dias para ficar prontos e serão retirados na secretaria de saúde.

Conforme a secretária de saúde do município, Irene Goralski, serão realizadas 1.200 mamografias em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Ademais, ela destaca que a fila de mamografias não parou e que as mulheres mais novas continuam realizando o exame em clínicas conveniadas com o município.

“No caminhão vai ser feito o exame de mamografia de mulheres de 50 a 69 anos, mas isso não vai parar a fila, pois as mulheres de 40 a 50 anos estão fazendo no processo normal da rede. Com a parceria da Câmara de Vereadores vamos dar continuidade nos exames, pois as vezes após fazer o exame da mamografia se percebe a necessidade de fazer uma ultrassom da mama. Com esse valor que a Câmara repassou vamos dar continuidade para que a mulher possa fazer o exame e tratamento completo”, explica.

(Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

 

Além disso, poderão fazer o exame mulheres que já aguardavam na fila e foram chamadas para agendar um horário e também mulheres que já faz tempo que não realizam o exame. A secretaria frisa que mulheres que não foram chamadas e estão aguardando devem entrar em contato com a secretaria de saúde para agendar um horário.

“Percebemos é que muitas mulheres não fazem esse exame. Temos vários convênios, marcamos para a mulher fazer e elas não retornam para retirar o documento para realizar o exame. Isso tira a vez de outra e também temos a preocupação com a saúde da mulher, pois as vezes ela está tirando a vaga e não está se cuidando, que é o que mais nos preocupa”, frisa

A coordenadora do projeto do Sesc, Crisciani Ninow, destaca que as pessoas ficam surpresas quando o a unidade se instala na cidade. Segundo ela, o caminhão tem toda a estrutura necessária para os exames, com tecnologia de última geração.

“É sempre uma novidade em toda a cidade, pois ninguém espera realizar um exame de mamografia ou citopatológico dentro de um caminhão e o nosso caminhão está bem equipado, o mamógrafo é de última geração, tem o consultório ginecológico, é um ambiente de saúde normal e completo, como se fosse um posto de saúde, mas dentro de um caminhão, isso chama bastante atenção da população”, comenta.

Além disso, a partir dessa segunda-feira (09), escolas e grupos interessados em receber dicas sobre os cuidados e a importância da prevenção de diversas doenças podem procurar a educadora em saúde do Sesc, que estará no caminhão e poderá agendar horários para palestras.

O presidente da Câmara de Vereadores, Lenoir Tiecher, destacou que o repasse de recursos para essa área foi realizado após um pedido da Rede Feminina na Câmara e destacou a importância da parceria com o Sesc para que o recurso seja utilizado para a realização de outros exames.

“A Rede Feminina esteve na Câmara colocando a sua ansiedade pois há um dado que mais de três milhões de mulheres no país aguardam por mais de três anos na fila para a realização de exames de mamografia. Os recursos da Câmara seriam para zerar a fila de mamografias e agora com essa parceria com o Sesc soubemos que o valor que a Câmara destinou será para fazer esse acompanhamento, esse outro exame que também é muito importante”, conclui.

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais