Miri avalia seus quatro anos de mandato: “Fizemos tudo que estava dentro do possível”

21 de dezembro de 2016 15:37
Comunidade , Política , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Miri avalia seus quatro anos de mandato: “Fizemos tudo que estava dentro do possível” (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Nesta semana o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, mais conhecido como Miri, conversou com a equipe de reportagem do Lance Notícias e fez uma avaliação geral dos quatro anos que esteve à frente da prefeitura. Ele destacou que foram anos de dificuldades, desafios, mas também de grandes obras e de desenvolvimento para o município.

Lance Notícias- Analisando o seu plano de governo desenvolvido durante sua campanha e hoje, pode-se dizer que você conseguiu realizar todos os projetos?

Quando assumimos em janeiro de 2013, já nos deparamos com uma situação bastante adversa na área política, da ética, da moral e o Brasil de 2013 para cá começou uma crise econômica muito forte. Nós assumimos a prefeitura com um comprometimento da folha de pagamento de 54,75%, já entramos com a obrigação de fazer alguns cortes e essa medida é amarga e traz uma impopularidade, mas são necessárias. Tivemos ainda a questão do repasse do INPC aos servidores, já no início do nosso mandato, sofremos uma greve. Mas, eu penso que foi feita muita coisa para melhorar a cidade como um todo, Xanxerê cresceu muito nesses quatro anos”.

 

fala-miri-1

 

Geração de emprego e desenvolvimento econômico

Nós fizemos um trabalho muito consistente em cima da criação de emprego e penso que conseguimos bons resultados. Conseguimos a conclusão das obras da duplicação da BR-282 em Xanxerê e a inclusão do trecho até o distrito industrial que hoje gera mais de mil vagas de emprego. Sem falar as outras empresas que se instalaram no município, a Cooper Alfa, o acesso a Cordeiro e a Unibom, a própria Rafitec e a Flex, essas empresas fazem com que Xanxerê seja destaque na geração de emprego no estado de Santa Catarina”.

 

Saúde

Eu penso que fizemos muito pela saúde e quando eu falo em fazer pela saúde a gente tem que entender a situação de forma ampla como ela é. Nós reformamos seis unidades básicas de saúde, construímos três, onde duas estão sendo concluídas. Investimos bastante na qualificação dos profissionais, encontramos muitas dificuldades na contratação, principalmente em especialidades que não tem mão de obra disponível. Mas, dentro da medida do possível mantivemos todos os programas em atividade, todos os atendimentos no 24h, a Farmácia Municipal. Quanto município ajudamos muito o hospital regional São Paulo. Na saúde quanto mais se faz, mais tem. Xanxerê por ser um polo regional nós temos uma certa dificuldade de atender o morador de Xanxerê, por que não tem como separar o xanxerense na hora do atendimento no hospital”.

 

Esporte

“Na área do esporte tivemos a perda do Ginásio Ivo Sguissardi, mas quando o ginásio ainda existia, a gente deu continuidade aos projetos, na base incentivamos muitos atletas que depois nos presentaram como foi o caso do Bolão masculino com título brasileiro, o Ivonei Borges na natação, a Neusa da Bocha, o Xanxerê Futebol Clube e todas as modalidades do município. Tem ainda, o trabalho nas escolinhas envolvendo mais de mil crianças em contra turno escolar o que eu acho que é muito importante para manter a criança ocupada”.

 

Educação

A educação também a gente tratou com muito carinho. Na entrada na prefeitura iniciamos com a Cristina Cozzer, que modernizou a secretaria, ela modificou muitas ações e os outros secretários deram continuação. Na questão do plano de salário, nós hoje praticamente cumprimos o plano na integralidade, lógico que em alguns momentos tivemos que restringir algumas coisas devido a situação econômica do município, mas penso que evoluímos bastante. Nós reformamos várias escolas, construímos quadras cobertas em outras escolas, conseguimos colocar câmeras de monitoramento em todos os Cemeis e isso aumenta o comprometimento de quem trabalha e a segurança das crianças”.

 

Avaliação geral

“Tudo o que poderíamos ter feito, nós fizemos e, temos que deixar muito claro o apoio que nós tivemos, como do Merísio, Gavazzoni, o governador Colombo, João Rodrigues, Valdir Colatto e agradecer a nossa equipe de trabalho. Agradecer a minha família que teve paciência de entender os momentos que muitas vezes abri mão de estar com eles para resolver problemas da prefeitura e todos os funcionários que atuaram junto comigo”.

 (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

(Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

utima-fala-miri

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais