Missão – Visão – Valores: para que servem?

22 de abril de 2019 09:08 | Visualizações: 421
Coluna Momento Coach Compartilhar no Whatsapp
Missão – Visão – Valores: para que servem?

Vamos falar sobre esse trio tão comentado no mundo corporativo. É importante saber que para desenvolver um planejamento estratégico é necessário iniciar pelo desenvolvimento da Missão, Visão e os Valores da organização, afinal não há como planejar um destino se não sabemos porque nosso empreendimento existe, o que ele entrega para os clientes, para onde quer ir e quais os valores que permeiam esta caminhada.

Vou fazer uma analogia, comparando esta trajetória com uma viagem.

Imagine que você recebeu o convite para fazer uma viagem de alguns dias, no ímpeto e no calor da emoção você disse sim, eu aceito. Após sua decisão começa uma série de indagações, onde vamos? Quem vai? O que devo levar? Vai fazer frio? Será de ônibus, de avião? Que horas vamos sair? Que dia vamos voltar? Etc…

Acredite, muitas empresas estão nesta situação, tomaram uma decisão, iniciaram um sonho, mas não sabem direito onde querem chegar e nem planejaram a caminhada de desenvolvimento do seu negócio.

Para trilhar um caminho seguro em seus negócios é primordial estar preparado, diante da globalização e da competitividade acirrada são vários os fatores que interferem direta e indiretamente no mundo dos negócios, a economia instável e volatilidade do mercado financeiro e do cenário político fazem com que os empresários brasileiros “pisem em ovos”, ou seja, se movimentem de acordo com a necessidade e se reinventem a cada dia.

Levando em consideração este cenário, as empresas que já tem desenvolvido de maneira consistente, dinâmica e responsável a Missão – Visão – Valores de sua organização, está um passo à frente, muito mais preparada para este movimento da economia, o que a torna mais competitiva, pois se sabe onde quer chegar, o caminho vai sendo traçado e modificado de acordo com as necessidades de mudança e do mercado.

Vou exemplificar um modelo de Missão que me chamou atenção pelas estratégias utilizadas, a Walmart tem como missão: “Economizar o seu dinheiro, proporcionando melhor qualidade de vida”, quem conhece a proposta da walmart sabe da variedade de produtos oferecidos no mundo todo com vendas pela internet. Posso dizer com propriedade porque já tive experiências incríveis com este site e nunca fiquei insatisfeita, paguei mais barato, recebi rápido a mercadoria e superou as expectativas, logo, posso dizer que ela realmente me trouxe “economia e qualidade de vida”, entregou o prometido e cumpriu com sua missão.

Se sua empresa não tem desenvolvido esse trio, desenvolva urgente, e se tem, avalie para que ela está servindo, sua empresa está fazendo a entrega? Cumpre com o que promete? Sabe onde quer chegar? Tem ressaltado quais os valores que permeiam esta trajetória? Os colaboradores tem clareza?

Afirmo que o mercado não aceita mais amadorismo, ou você é profissional, ou alguém será no teu lugar, porque se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Faça do jeito certo e usufrua dos resultados projetados!

“O que pode ser medido pode ser melhorado”. Peter Drucker

Quer dicas de leitura acessa o blog: www.jocelainerufatto.com.br

 

Jocelaine Richelle Rufatto- Empresária; Contadora; Consultora Empresarial; Especialista em Auditoria e IFRS (International Financial Reporting Standards); Especialista em Gestão Estratégica de Negócios; Master Coach – SLAC e Analista Comportamental DISC – HRTOOLs


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais