Mistério de Ipuaçu será exibido em documentário no History Channel

23 de outubro de 2016 17:14
Comunidade , Cultura Compartilhar no Whatsapp
Mistério de Ipuaçu será exibido em documentário no History Channel Foto: Novelo Filmes

 

 

Desde 2008, misteriosos círculos começaram a aparecer nas plantações da pequena cidade que fica no Oeste catarinense. Os agroglifos chamaram a atenção da diretora e produtora Cíntia Domit Bittar e o interesse dela pelo assunto ganhou a forma de um documentário : “Círculos”, que está em fase de finalização. “Venho pesquisando sobre o tema dos agroglifos em Santa Catarina há alguns anos, por curiosidade e interesse pessoal. Na verdade, sempre pensei ser um ótimo assunto para trabalhar tanto em ficção quanto em documentário, e acabei desenvolvendo a ideia dentro da nossa produtora”, comenta.

A produtora que está desenvolvendo o trabalho é a Novelo Filmes, com sede em Florianópolis. Cintia destaca que o processo de produção é demorado e foram necessárias três viagens para as filmagens, que foram feitas em Ipuaçu e Curitiba. A primeira foi em março de 2015, a segunda em novembro e a terceira em março de 2016. “No momento, o filme está em fase de pós-produção e, ao longo do processo, envolveu diretamente cerca de 15 profissionais”, destaca a diretora.

Mistério, comédia e ficção científica fazem parte do document&aaaacute;rio e o tema abordado, que é o surgimento de agroglifos no Brasil, é inédito na cinematografia, de acordo com Cintia. “Mais que buscar uma resposta definitiva sobre o fenômeno, a narrativa é composta por especulações dos ufólogos e moradores da cidade de Ipuaçu, local onde os famigerados círculos se manifestam desde 2008, sempre na mesma época, nos meses de Outubro e Novembro”, diz.

Para o mundo

A diretora explica que o documentário será exibido no History Channel, provavelmente no último trimestre de 2016, ainda sem data confirmada. “Em 2015, surgiu a oportunidade de formatar uma proposta de projeto documental para apresentar ao History Channel, durante o festival internacional de cinema – Festival do Rio. O acordo foi selado durante o evento Catarina Criativa, em Florianópolis. O canal gostou muito da proposta e da ideia de trabalhar com uma produtora catarinense,  fora do eixo Rio-São Paulo, onde se concentra a maior parte da produção audiovisual brasileira. Também é uma aposta do canal em uma produção com linguagem mais cinematográfica”, explica.

Cintia destaca ainda a hospitalidade dos moradores de Ipuaçu, que foi importante para a produção. “A cidade nos recebeu muito bem e só temos a agradecer a todos que participaram da produção, seja como personagem ou nos auxiliando com informações, além dos estabelecimentos comerciais, que nos atenderam com muito carinho”, aponta. (Fonte: Redecom SC)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais