Moradores da região de Cambuinzal aproveitam uma tarde diferente com a equipe da Saúde

27 de junho de 2019 15:23 | Visualizações: 817
Comunidade , Saúde Compartilhar no Whatsapp
Moradores da região de Cambuinzal aproveitam uma tarde diferente com a equipe da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de profissionais do Bairro Tonial, realizaram uma atividade nesta quinta-feira (27) para os moradores das comunidades de Cambuinzal, Santa Luzia e Bom Jardim. As atividades de Reiki, auriculoterapia, massagem relaxante, maquiagem e profissional de atividade física aconteceram no posto de saúde da Linha Cambuinzal.

Mariluci Neiss, enfermeira supervisora da unidade, comenta que os moradores da área urbana receberam diversas atividades no Dia D e que agora os contemplados foram os moradores da área rural. Ainda conforme ela, o objetivo é proporcionar uma atividade diferente promovendo a saúde.

– A gente trouxe atividades diferentes para sair do foco da consulta médica, do remédio e do exame. Então saímos um pouco da parte de doença e estamos em uma atividade de promoção a saúde. Temos a prevenção da doença, que é focada na doença e a promoção da saúde que é focada na pessoa. As práticas integrativas estão chegando no município, temos profissionais sendo capacitados, então logo essas práticas estarão inseridas na Saúde e trazer para as pessoas conhecerem – explica,

Dona Maria Salete Tedesco, de 64 anos, mora em Cambuizal há cerca de 5 anos. Ela já conhecia a prática do Reiki, mas optou por fazer a atividade para relaxar e aliviar as dores do corpo.

– Eu já tinha feito reiki com uma tia, eu já conhecia e a experiência hoje foi ótima, deu para descarregar um pouco porque fiz cirurgia de varizes há 15 dias, e parece que aliviou até a dor – conta.

Outra moradora, Erilde Donati, de 66 anos, aproveitou a atividade nesta tarde e pode relaxar na maca através de uma massagem.

– Eu gostei da massagem relaxante, eu quase peguei no sono. Eu estava com dor nas costas, tensão e sai da massagem sem dor – conta.

A secretária municipal de Saúde, Irene Goralski destaca a importância da atividade para os moradores do interior do município.

– Nós da Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe do Bairro Tonial, tivemos essa brilhante ideia de trazer para a comunidade do interior as práticas integrativas mais como uma promoção a saúde para ter uma qualidade de vida – frisa,

No posto de saúde da Linha Cambuinzal há profissionais de odontologia, auxiliar de saúde bucal, técnica em enfermagem, enfermeira e agente de saúde.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais