Moradores do Bairro dos Esportes reclamam por precisarem passar horas em filas para conseguir agendar consultas

5 de maio de 2017 10:54
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Moradores do Bairro dos Esportes reclamam por precisarem passar horas em filas para conseguir agendar consultas Fotos: Rafaela Forchesatto/Lance Notícias

 

“Nós votamos para escolher uma administração melhor, acreditamos nas campanhas e passamos por esse constrangimento de passar horas na fila. Isso é um descaso com a população”, comenta Neusa Maria, referente a fila de espera para a retirada de ficha para consulta no posto de saúde do Bairro dos Esportes.

Nesta sexta-feira (05), o LANCENOTICIAS.com.br, recebeu uma reclamação referente a fila para retirada das fichas de consultas no posto de saúde do Bairro dos Esportes. No local, moradores aguardam em média três horas para conseguir agendar a consulta.

“Isso é uma vergonha. Tentaram mudar para melhorar mas a situação só piora. Não adianta colocar um dia para tirar ficha e determinar o número, Xanxerê precisa de mais médicos, isso sim”, destaca Jorge, outro morador.

“Eu consegui pegar ficha, mas estava a muito tempo na fila. Eu preciso pegar ficha, nós não temos condições. No outro ano, nós vínhamos de madrugada e pegava ficha. Mas agora precisamos vir de madrugada para tirar ficha e de madrugada para consultar, isso não tem condições”, diz Izaura, de 69 anos, que também estava aguardando.

A prefeitura se manifestou por meio de nota:

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que em todas as unidades de saúde, não existe a necessidade de fila para marcar consultas médicas. A informação da fila registrada nesta manhã foi recebida com surpresa pela administração, já que o sistema de agendamento não apresenta a necessidade do morador se dirigir até o posto pela madrugada, para garantir seu agendamento de consulta, pois pode buscar atendimento das 7h30 às 11h30min e das 13h às 17 horas, horário de atendimento de todas as unidades, em qualquer dia da semana. O sistema é igual a qualquer médico particular. Além disso, pensando em casos de alguma pessoa procurar atendimento com dor, todas as unidades de saúde reservam espaços para atendimento de urgência, ou seja, se um paciente com dor chegar na unidade sem estar agendado, será atendido através dessa reserva de espaços. No caso de ser mais urgente, será ainda encaminhado para atendimento no PA24 horas ou na emergência do Hospital São Paulo. Isso é resultado da nova forma de contratação feita pela prefeitura. Agora os médicos ficam o tempo integral nas unidades de saúde, e não atendem mais por quantidade de fichas, como acontecia antigamente. Essa é uma forma mais moderna e propicia mais de 40 consultas diárias em cada unidade de saúde.

 

Leia também: Moradores reclamam de poucas fichas para consultas disponibilizadas no Bairro dos Esportes

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais