Moradores serão notificados para fazer ligação da tubulação na rede de esgoto

8 de janeiro de 2019 13:41
Comunidade , Obras , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Moradores serão notificados para fazer ligação da tubulação na rede de esgoto Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê

A empresa responsável pelas obras do saneamento básico, em Xanxerê, segue com os trabalhos de instalação de equipamentos e finalização da rede. Após meses parada, a obra foi retomada em novembro e a empresa tinha até o dia 20 de dezembro para concluída, prazo que foi estendido até 31 de dezembro.

Entretanto, a empresa ainda finaliza alguns detalhes, para que depois a fase de testes seja iniciada. Essa fase deve iniciar até o dia 15 de janeiro, para que seja finalizada até o fim do mês.

– Nós tínhamos o prazo que era dia 20 de dezembro e atrasou a entrega dos equipamentos. Agora, eles estão terminando de instalar os equipamentos e acreditamos que no dia 15 de janeiro a obra seja finalizada e o início da fase de testes seja feito. Após o teste vamos começar fazer as ligações – explica o secretário de Obras, Rivael Freschi.

De acordo com Rivael, os testes devem durar alguns dias e irão identificar pontos da rede que precisam de melhorias e estas serão feitas, caso seja necessário. Segundo ele, esse valor está incluso no montante pago pela obra, sendo que o restante do valor será dividido entre a Casan, Prefeitura e empresa que executa dos trabalhos.

– Tem alguns pontos já identificados que precisam de limpeza nas tubulações, principalmente no acesso ao Bairro Santa Cruz. Vamos executar esses serviços antes de fazer as ligações e notificar os moradores – comenta.

A expectativa é que a partir do próximo mês os moradores que possuem residências por onde passa a rede de esgoto já sejam notificados para realizar a ligação. Diante disso, os moradores se preparam para se adequar. E, além disso, após o serviço finalizado, a Casan cobrará uma taxa pelo serviço, sendo que o valor ainda será definido, segundo Rivael.

A rede hoje abrange parte do centro de Xanxerê e do Bairro Castelo Branco. Como a Casan teve o contrato renovado com o município de Xanxerê, terá de investir anualmente, levando o saneamento básico ao restante da cidade.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais