Comunidade

Lance Notícias | 24/05/2020 18:48

24/05/2020 18:48

81481 visualizações

Morre aos 79 anos a Irmã Lourdes Covatti

Neste domingo (24) todos foram surpreendidos com a triste notícia do falecimento da Irmã Lourdes Thereza Covatti, que ocorreu em Caieiras, São Paulo, onde a religiosa estava em missão. Aos 79 anos, a irmã era uma pessoa ativa e comprometida com a missão. No texto abaixo há um breve relato da vida dela: Irmã Lourdes […]

Morre aos 79 anos a Irmã Lourdes Covatti Foto: divulgação

Neste domingo (24) todos foram surpreendidos com a triste notícia do falecimento da Irmã Lourdes Thereza Covatti, que ocorreu em Caieiras, São Paulo, onde a religiosa estava em missão. Aos 79 anos, a irmã era uma pessoa ativa e comprometida com a missão.

No texto abaixo há um breve relato da vida dela:

Irmã Lourdes Thereza Covatti nasceu no dia 25 de março de 1941, em Itá – comarca de Concórdia (Vila Anita Garibaldi, hoje Xavantina), em Santa Catarina. Era a terceira filha do casal Primo Covatti e Clementina Piaia Covatti. O pai trabalhava como ferreiro e a mãe se dedicava aos afazeres domésticos e cultivo da terra.

Os pais cristãos católicos educaram os filhos na fé e inculcaram valores e bons princípios de respeito, amor e obediência. Aos domingos rezava na Igreja, de noite o terço de joelhos apoiados na cadeira, sem esquecer-se do catecismo. Neste meio de fé, Lourdes se sentiu tocada para algo diferente: desde menina ela alimentava o desejo de ser religiosa, mesmo sem nunca ter conhecido as irmãs.

Em fevereiro de 1954, aos 13 anos, ingressou no colégio Nossa Senhora de Lourdes em Três Arroios/RS como aspirante. Aos 17 anos fez o Postulantado, no Colégio São José, em Erechim/RS, e aos 19 anos foi admitida ao Noviciado, em 1960, onde viveu um ano de experiência com Deus, de descobertas, de oração e aprofundamento na vocação e resposta ao seguimento a Jesus.

Em 1960 foi transferida para o Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde dava aula de tarde e fazia o curso de magistério pela manhã. Irmã Lourdes seguiu no magistério, foi professora de primário e de ginásio em Canoinhas, em Xaxim e em Chapecó, até se aposentar. Além de professora também atuou como auxiliar de direção, trabalhou na formação nas diversas etapas da Vida Religiosa, vice-provincial, secretária e cronista da Província Santa Clara.

 

Irmã Lourdes em missão em Cartagena, na Colômbia

Uma missão marcante para Irmã Lourdes foi realizada junto ao Santuário e Museu biográficos de Santa Maria Bernarda, em Cartagena/Colômbia. Onde teve mais contato com a vida e espiritualidade, conhecer mais de perto a terra pisada por Santa Maria Bernarda, os lugares por onde andou, as Igrejas onde rezava e participava das celebrações, o hospital onde passou um ano servindo e ajudando.

Irmã Lourdes dizia que como consagrada, era chamada a viver na liberdade e na alegria do espírito, testemunhando uma vida fraterna geradora de vida, de comunhão, participação e solidariedade com os pobres e excluídos. “Viver como religiosa consagrada atualmente é andar na contramão daquilo que o mundo oferece. É ser presença e testemunho de uma vida coerente com o Evangelho, na luta pela vida, pela justiça, na solidariedade e defesa dos pobres sem voz e sem vez. É viver a missão como Jesus. Viver com radicalidade a Vocação, como pessoa eleita do Senhor e assumindo a missão como resposta livre, gratuita ao chamado amoroso de Deus. Daí a necessidade de viver pobre-casta-obediente”.

Informações Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

 

 

 

 

Deixe seu comentário