Mosquito Aedes aegypti está resistente a inseticidas, alerta Ministério da Saúde

5 de setembro de 2019 18:40 | Visualizações: 129
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Mosquito Aedes aegypti está resistente a inseticidas, alerta Ministério da Saúde Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde reconheceu, por meio de nota, que há resistência do mosquito Aedes aegypti aos inseticidas usados no combate aos focos no Brasil. Chegou-se a essa conclusão após um levantamento feito em todos os estados, porém no Nordeste constatou-se que o mosquito já não reage como deveria ao larvicida.

Em conversa com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Xanxerê, Marcia Puccini Vieira, o município tem seguido à risca as orientações do estado, sendo a maior parte do tratamento é mecânico, ou seja, elimina as águas paradas onde não é necessário o uso do larvicida de forma que assim evita o uso quando não é necessário.

Ainda conforme Marcia, o larvicida pyriproxyfen é usado somente em locais em que as equipes não tem acesso, como poços e caixas d`água, por exemplo.

– A nossa equipe da Vigilância Entomológica conversou com o governo do Estado e o que nos repassaram é que em grandes centros, onde o uso do larvicida é descontrolado e até mesmo contínuo, o mosquito já não reage mais ao larvicida. Isso acontece normalmente no Nordeste do país onde tem regiões altamente infestadas. Santa Catarina não faz parte desse contexto porque o trabalho que realizado é muito mecânico, baseado em equipes visitando residências e fazendo orientação, retirando água de potes e recipientes que acumule água. É usado larvicida somente em locais em que as agentes de saúde não tem acesso, como poços muito fundos e caixas d`água – explica Marcia.

A coordenadora informou, ainda, que o estado fez o teste em cinco municípios da região e todos responderam bem ao larvicida não havendo resistência.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais