Mostra de Dança Inclusiva contribui para a construção da cidadania

30 de março de 2018 12:11 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mostra de Dança Inclusiva contribui para a construção da cidadania (Fotos: Rossato Lima/ Incorpore)

Chapecó foi palco de um evento emocionante nos dias 27 e 28 de março. O projeto Incorpore – Mostra de Dança Inclusiva contou com oficinas de dança para professores e alunos das APAEs participantes e apresentações artísticas. A Mostra de Dança das APAEs convidadas mostrou a beleza do trabalho realizado nas cidades de Chapecó, São Carlos, Itá, Xanxerê, Xaxim, Coronel Freitas, São Miguel do Oeste, Alpestre, Frederico Westphalen, Nonoai, Sarandi e Tenente Portela.

O evento foi uma realização da Lei de Incentivo à Cultura Federal, com produção da Gaia Cultura e Arte, de Porto Alegre. O festival contou com o apoio da Prefeitura de Chapecó e da Unoesc e patrocínio da Usina Foz do Chapecó, financiado pelo Ministério da Cultura.  As apresentações ocorreram no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, com entrada franca e reuniram mais de duas mil pessoas.

Além das apresentações das APAEs o evento foi abrilhantado pelos espetáculos ‘Conatus – A Essência do Ser’ e ‘Sobre Todas as Coisas’, das companhias Crepúsculo (MG) e Giradança (RN), respectivamente. Referências no trabalho com a arte inclusiva, os dois grupos atuam com dança profissionalmente e têm entre seus integrantes pessoas com e sem deficiência, levando ao palco do Teatro Municipal grandes lições de vida.

De acordo com a diretora administrativa da Gaia Cultura e Arte, Márcia da Costa, os objetivos do evento foram atingidos. “Tivemos a possibilidade de ampliar o aprendizado e o acesso à arte de uma forma diferenciada, contribuindo para a construção da cidadania, promovendo uma reavaliação de valores, crenças e atitudes pessoais e sociais em relação à deficiência, às semelhanças e diferenças humanas”, destacou a diretora, que pretende manter e aprimorar projetos com estas finalidades.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais