Documento traça metas e diretrizes da saúde pública para os próximos 4 anos
O Conselho Municipal de Saúde de Ipuaçu aprovou, nesta quinta-feira, o Plano Municipal de Saúde 2026–2029, documento que define os rumos da saúde pública no município para os próximos quatro anos. A aprovação foi realizada dentro do prazo estabelecido pela legislação federal, respeitando a Lei Complementar nº 141/2012, o Decreto nº 7.508/2011 e a Portaria de Consolidação GM/MS nº 1/2017.
Com mais de 200 páginas, o plano apresenta um diagnóstico da realidade local e define diretrizes, objetivos, metas e indicadores que orientarão as ações da Secretaria Municipal de Saúde até 2029. Trata-se de um instrumento fundamental para a organização do SUS no município e pré-requisito para a elaboração do Plano Plurianual (PPA).
A secretária municipal de saúde, Raqueli, destacou a importância do planejamento:
“Essa aprovação demonstra que Ipuaçu tem planejamento, organização e respeito à legislação do SUS. É com seriedade e compromisso que seguimos trabalhando por uma saúde cada vez melhor para a nossa população”, afirmou.
Com o plano aprovado, Ipuaçu garante que suas metas e recursos estejam alinhados com as necessidades reais da população, reafirmando o compromisso com uma gestão pública eficiente, baseada na participação social e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde.