Município do Oeste catarinense decreta situação de emergência após passagem do fenômeno; bairros inteiros foram afetados e equipes trabalham na limpeza e reconstrução
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou neste sábado (8) que o município de Xanxerê, no Oeste do Estado, foi atingido por um tornado na tarde de sexta-feira (7). Segundo dados da Estação Meteorológica de Chapecó, o fenômeno causou grandes estragos, atingindo mais de 160 residências, além de empresas e comércios locais. A Prefeitura já anunciou que vai decretar situação de emergência.
Os bairros Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo foram os mais afetados. Desde a noite de sexta-feira, equipes da Prefeitura, Defesa Civil e da empresa Ambiental atuam na desobstrução de vias e na limpeza de áreas públicas, incluindo o Ecoparque Municipal.
Agentes comunitárias de saúde realizam o levantamento das famílias atingidas, enquanto a Defesa Civil distribui materiais de reconstrução, como brasilites, no pavilhão central do Parque da Femi. A mobilização deve continuar nos próximos dias, com foco na recuperação das moradias e restabelecimento dos serviços essenciais.