Motoristas pedem que pedestres tenham mais atenção ao atravessar a rua

4 de janeiro de 2019 09:41 | Comunidade , Trânsito , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Motoristas pedem que pedestres tenham mais atenção ao atravessar a rua Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

A circulação de veículos no perímetro urbano de Xanxerê é intensa e, por conta disso, é necessário que os pedestres fiquem atentos aos deveres que precisam ser respeitados na hora de atravessar às ruas.

Grande parte dos pedestres reclamam que os motoristas não respeitam as faixas, localizadas em várias ruas do município. Já os condutores, pedem para que os pedestres tenham cuidado ao atravessar a rua e que, principalmente, olhem para os dois lados.

– Os pedestres precisam ter a consciência que nem sempre nós, motoristas, conseguimos ver que eles estão na faixa. Tem carros estacionados, tem o ponto cego no veículo, por isso eles precisam tomar cuidado e não entrar correndo na faixa, porque assim correm um grande risco de serem atropelados, pois não vemos eles – conta o motorista Luiz Gustavo Sudatti.

O 2º tenente da 4ª Companhia da Polícia Militar de Xanxerê, Rafael Forchesatto, orienta os pedestres, uma vez que eles são os usuários mais vulneráveis da via pública.

– O pedestre é o usuário da via pública mais vulnerável e, por isso, recebe grande atenção da Legislação de Trânsito. Entretanto ele deve utilizar as vias sempre com atenção redobrada, por mais que ele possua preferência no trânsito quando utiliza da faixa de segurança. O pedestre precisa ser extremamente prudente e nunca podem contar que os motoristas vão reduzir a velocidade – explica.

Pedestres têm direitos e deveres estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ambos importantes para uma circulação segura. Este, estabelece que o pedestre deve olhar para os dois lados antes de atravessar uma via; aguardar a passagem do veículo ou que ele pare; atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr; olhar atentamente para os lados; ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via e sempre atravessar a rua na faixa de pedestre.

– É importante que o pedestre sempre utilize das facilidades previstas nas vias públicas, como: calçadas, faixas, passarelas, quando estiverem disponíveis – conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais