Comunidade

Lance Notícias | 01/07/2020 13:04

01/07/2020 13:04

67125 visualizações

MP ajuíza ação contra Estado para implantação dos leitos de UTI no HRSP

O Ministério Público de Xanxerê ajuizou, nesta quarta-feira (1º), uma ação civil pública contra o Governo do Estado de Santa Catarina para a implantação dos dez novos leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo. O MP aguarda agora a manifestação judicial. De acordo com o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de […]

MP ajuíza ação contra Estado para implantação dos leitos de UTI no HRSP

O Ministério Público de Xanxerê ajuizou, nesta quarta-feira (1º), uma ação civil pública contra o Governo do Estado de Santa Catarina para a implantação dos dez novos leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo. O MP aguarda agora a manifestação judicial.

De acordo com o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, é o Estado quem tem a gestão da média e alta complexidade.

– E é ele que deve promover a efetiva implantação e funcionamento dos leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo – comenta.

Segundo o promotor, desde o dia seis de junho, quando o HRSP recebeu os dez respiradores e os dez monitores, não houve nenhuma medida, informação, suporte ou auxílio por parte do Governo do Estado. A ação objetiva fazer com que os leitos sejam aparelhados com recursos humanos, medicamentos e estrutura tecnológica.

– A ação visa, inclusive, o aperfeiçoamento das pessoas para operar os monitores bem como pede habilitação dos novos leitos junto ao Ministério da Saúde – detalha.

De acordo com o Diretor do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, o mesmo está com dificuldade de aquisição de medicamentos, principalmente anestésicos e sedativos, imprescindíveis para o tratamento de pacientes internados na UTI.

– Conseguimos uma pequena quantidade de medicamentos junto ao Hospital Nereu Ramos, de Florianópolis, fizemos contato com todos os hospitais do estado e todos estão com o abastecimento prejudicado. Não são todos os hospitais que têm esses medicamentos em estoque por serem medicamentos específicos para uso em UTI. Estamos com o estoque bem reduzido para poucos dias e aguardamos um posicionamento das autoridades em nível nacional para ver se conseguem distribuir os itens para os hospitais – finaliza.

Deixe seu comentário