Mudando o mundo: mulher oferece em sua casa aulas gratuitas de alfabetização

14 de março de 2019 09:11 | Visualizações: 1136
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mudando o mundo: mulher oferece em sua casa aulas gratuitas de alfabetização Foto: divulgação

“A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim”. A citação do autor Sandro Costa exemplifica muito bem a história da Simone Sebastian. Hoje, ela oferece, aos fins de semana, aulas gratuitas de alfabetização na sua casa.

O bom exemplo vem de Xaxim, do Bairro Guarany e Simone conta que a ideia surgiu de uma figura que ela tem dentro de casa.

– Minha mãe sabe ler e escrever, mas fui eu quem ensinou, quando eu também aprendi. Depois de adulta cursei pedagogia, três semestres, mas hoje faço artes visuais. Não sou professora, mas também não precisa ser para ensinar a alfabetizar, qualquer um pode fazer isso – diz.

O seu objetivo, segundo ela, é fazer uma boa ação.

– Durante a semana eu não consigo, mas ofereço as aulas nos fins de semana. À noite, nas sextas, sábados e domingos trabalho em uma pizzaria, mas durante o dia ofereço as aulas. Quem vem de outras cidades, como de Cordilheira Alta eu recebo na minha casa, já que mora em Xaxim eu posso ir até a casa da pessoa – ressalta.

O carinho de Simone pelo seu trabalho transborda. Para cada aluno que hoje tem, ela desenvolve um plano individual já que cada pessoa possui um nível de instrução.

– É individual. Por exemplo, tem um rapaz de Cordilheira Alta que conhece o alfabeto e as letras, mas ele não consegue juntar e formular a frase. É diferente das pessoas que não conhecem nada – salienta.

Em Xaxim, Simone faz a sua parte, mas ela comenta que a procura é muito grande por pessoas de Xanxerê.

– Espalhar amor é de graça. Nós não estamos aqui na terra simplesmente para passar, precisamos deixar a nossa marca, que isso sirva de exemplo para mais pessoas – finaliza.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais