Mulheres concluem curso de artesanato e utilizam trabalho manual como renda extra

23 de novembro de 2018 18:18 | Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mulheres concluem curso de artesanato e utilizam trabalho manual como renda extra

Na tarde desta sexta-feira (23), cerca de 40 mulheres participaram da entrega de certificados e encerramento do curso de artesanato intitulado como Chita Chic. O projeto foi contemplado pelo edital de linguagens do Departamento de Cultura do município, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura.

O curso teve duração de três meses, onde as mulheres puderam a aprender como fazer várias peças utilizando o tecido chita. Esse tipo de tecido é tipicamente brasileiro e conhecido por ser estampado e colorido.

Conforme Zeli Feiten Rosa, proponente do projeto, ao final do curso, ele se sente realizada e com o dever cumprido de poder repassar seus conhecimentos às mulheres.

– Foi muito bom, excelente. Fazia tempo que eu não participava de uma atividade assim e saio daqui realizada. A troca foi muito boa. Elas aproveitaram, teve um entrosamento entre elas e também comigo. É muito importante essa troca, porque levamos uma bagagem muito importante para casa – ressalta.

Graciana Martins foi aluna do curso e comenta que foi uma experiência muito boa, até porque ela pode transformar o artesanato em uma forma de complementar sua renda.

– Fiquei sabendo do curso por conta da Avic e sempre quis fazer esse curso com chita. Agora, transformei o artesanato em renda e pretendo fazer lembranças de Natal para a família. É um complemento de renda e também utilizo como terapia – frisa.

Já Ivanete Froza trabalha exclusivamente em casa, com artesanato, e aproveita esse tempo para ficar com o filho.

– Uso o artesanato como fonte de renda para mim, porque depois que tive meu filho, não trabalhei mais fora. Faço um pouco de tudo e aqui no curso aprendi uma técnica nova que vai me ajudar. O artesanato é uma terapia e fico em casa com ele também – comenta.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Aguinetes Barfknecht, a importância da execução do Edital se concretiza em momentos como o encerramento desse curso, com a satisfação das participantes.

– Esse edital abrange todas as linguagens e uma delas é a área de artesanato que é muito importante para o nosso município, principalmente Clube de Mães e artesãos. Nesse curso foram contemplados os Clubes de Mães. Foram seis meses de curso e o resultado está ai, várias peças e as mulheres adoraram. Queremos ampliar esses cursos no próximo ano – conclui.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais