Variedades

Lance Notícias | 26/01/2022 16:01

26/01/2022 16:01

70035 visualizações

Município de Ipuaçu está realizando o projeto para divulgar Artesanato Indígena

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Administração Municipal de Ipuaçu está realizando o projeto de incentivo ao artesanato na TI-Terra Indígena Xapecó; com objetivo de organizar e estimular a produção artesanal para comercialização.   Os artesãos estão aperfeiçoando seus produtos com novas inspirações, tendências contemporâneas, resgate da identidade cultural e […]

Município de Ipuaçu está realizando o projeto para divulgar Artesanato Indígena

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através da Administração Municipal de Ipuaçu está realizando o projeto de incentivo ao artesanato na TI-Terra Indígena Xapecó; com objetivo de organizar e estimular a produção artesanal para comercialização.

 

Os artesãos estão aperfeiçoando seus produtos com novas inspirações, tendências contemporâneas, resgate da identidade cultural e valorização do tramado, trançado e a pintura característica do artesanato indígena Kaingang. Com novas formas, tamanhos, cores e grafismos, os produtos se tornam mais atrativos para comercialização.

 

Os artesãos indígenas confeccionam peneiras, balaios, cestos, bandejas, organizadores, flechas, colares, objetos de decoração e vários outros itens. Todos são feitos manualmente com materiais extraídos da natureza como o cipó, taquara, raízes, sementes. Cada peça produzida leva consigo um selo de identificação com nomes, para saber qual artesão produziu.

Além de valorizar o que a cultura indígena, o projeto torna-se também uma fonte de renda e um cartão postal para o município de Ipuaçu.

 

— Cada artesão tem um cadastro de identificação e todos os objetos produzidos para comercialização levam um selo de identificação com nome do artesão, nome do produto, etnia e valor. Os objetos ficam disponíveis para venda na Associação de Artesãos e Famílias de Agricultores de Ipuaçu (antiga Casa do artesanato) na Rua Machado, centro de Ipuaçu— Fala Juciane, secretária Municipal.

 

O projeto conta com execução da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Urbanismo e Turismo, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CRAS).

Deixe seu comentário