Museu de Xanxerê participa da 15° edição da Semana Nacional dos Museus

11 de maio de 2017 13:15
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Museu de Xanxerê participa da 15° edição da Semana Nacional dos Museus (Foto: Lance Notícias)

 

A prefeitura de Xanxerê, junto com o Departamento de Cultura, participa da 15° edição das Semana Nacional dos Museus que acontece em todo Brasil, entre os dias 15 e 21 de maio, em comemoração ao dia do museu, 18 de maio. O Instituto Brasileiro do Museu (IBRAM), busca incentivar os museus a contarem a história de seus municípios.

O tema estabelecido pelo (Ibram), foi Histórias Controvérsias o Dizer Indizível. A Coordenadora de memórias, patrimônio e difusão cultural, Aguinetes Barfknecht, destaca que o Museu do Milho é de grande importância cultural.

“ Nosso Museu representa a cultura italiana, contando a história da colonização da cidade, todos os avanços estão ligados e retratados no museu”, comenta Aguinetes.

O Museu do Milho de Xanxerê é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Ele expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho.

“ Nosso museu participa todos os anos desse evento. Em Xanxerê as atividades desenvolvidas vão iniciar na segunda-feira (15), se estendendo até sexta-feira (19) de maio. A visita é aberta para todo o público e não tem custo”, finaliza Aguinetes.

Confira a programação da Semana

Dia 15/05/2017 – Segunda-feira

9 horas – Abertura

9h30min – Espetáculo – “Eu te benzo, eu te curo” com o grupo Piliquinha

O espetáculo “Eu te benzo, Eu te curo” tem como tema central a tradição das práticas de benzimento. Baseado em histórias reais, conta episódios da vida de uma benzedeira muito conhecida no oeste-catarinense.Com o poder da benzedura e o conhecimento sobre ervas e chás, Dona Nena ajuda muita gente a alcançar a cura para seus males. Porém, não consegue curar sua própria família. A montagem intenta mostrar ao espectador contemporâneo o conceito e a significância desta cultura popular milenar. As benzedeiras encaram seu ofício como um serviço assumido por tradição e em resposta as necessidades da comunidade.

14 horas – Espetáculo “Canta conto no encanto” com o grupo Piliquinha

Por entre cantos, contos e narrativas, histórias como a Menina e o Pássaro Encantado de Rubem Alvez, a Fábula da primeira roupinha e outras, levam ao público seu encanto e inspiração. Lenços, Acessórios e adereços envolvem o ouvinte em suas cores e movimentos.

Dia 16/05/2017 – Terça – feira   

9 horas – Capoeira Cultura Afro-brasileira

Visita – Escolas

14 horas – Capoeira Cultura Afro-Brasileira

Visita – Centro de Convivência

Dia 17/05/2017 – Quarta-feira

19 horas – Espetáculo – “Visagem” com a Cia Conta Causos.

VISAGEM é resultado do trabalho de pesquisa realizado pela Cia Conta Causos iniciado em 2008 com as narrativas orais recorrentes no oeste catarinense. As experiências, causos, relatos, crenças, modos de vida e linguagem compilados através de pesquisa e entrevistas com moradores, ganham vozes e imagens no espetáculo que de maneira poética, procura difundir e estimular o reconhecimento das expressões da cultura popular/oral cabocla do oeste Catarinense.

Dia 18/05/2017 – Quinta-feira 

9 horas – Contação de Histórias – Pão Colombina

Visita – Escolas

14 horas – Contação de Histórias Pão colombina

Visita – Escolas

Dia 19/05/2017- Sexta-feira 

Contação de História – Ronivaldo Rodrigues de Paula

9 horas – Escolas

14 horas – Escolas

EXPOSIÇÃO – “Museu Itinerante” exposição de peças nos locais onde as pessoas possam visualizar peças do Museu – Local: Super Gentil, Brasão, Hiper Badotti.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais