Museu do Milho de Xanxerê fará parte de uma série televisiva

22 de fevereiro de 2018 14:18
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Museu do Milho de Xanxerê fará parte de uma série televisiva (Foto: Lance Notícias)

Na manhã dessa quinta-feira (22), uma produtora e uma roteirista da equipe do programa televisivo Conhecendo Museus esteve presente em Xanxerê para visitar e conhecer a história do Museu do Milho, localizado no parque da Femi. Isso porque, ainda no ano passado o Departamento de Cultura do município recebeu um convite para fazer parte da série.

Nessa visita a roteirista Vanderléia Farias e a produtora Ana Moura conheceram sobre toda a história do museu e dos objetos que estão em exposição. “A ideia é conhecermos um pouco da história de cada objeto, como eles vieram parar aqui, qual a relação dele com a cidade, qual a programação do museu, o que ele oferece para a comunidade, queremos saber sobre tudo, para depois montarmos o roteiro do programa que será gravado. A ideia é resgatar essas memórias e as curiosidades que estão por trás de cada objeto” explica Vanderléia.

O programa Conhecendo Museus é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Empresa Brasil de Comunicação – EBC e a Fundação José de Paiva Netto – FJPN. Essa última é a responsável por toda a produção dos documentários da série. O projeto já está na sua quarta temporada e conta com 142 episódios até agora que destacam museus de todo o Brasil e também algumas instituições internacionais.

Nessa temporada serão visitados 60 museus ligados à gastronomia, moda e tecnologia e antropologia. Conforme a produtora, Ana Moura, após feita essa primeira visita e o roteiro montado, uma equipe se desloca até o museu para gravar as imagens. “Nós primeiro viemos para roteirizar o vídeo e, posteriormente viemos para gravar. Nas gravações, uma equipe de seis pessoas passa três dias no museu coletando imagens, histórias e depoimentos. O vídeo pronto tem 26 minutos, dois blocos de 13 minutos e cada museu compõe um episódio” conta a produtora.

Em Santa Catarina, além do Museu do Milho, irá participar do programa também o Museu do Vinho, localizado em Videira. “A ideia de apresentar os museus é que as pessoas queiram conhecer, queiram visitar e desvincular a imagem de que o museu é estático, parado no tempo. Buscamos coisas que chamem atenção das pessoas mais jovens e despertem lembrança nos mais antigos” acrescenta Vanderléia.

A coordenadora de patrimônio e memórias, Aguinetes Barfknecht, destaca a importância do Museu do Milho fazer parte desse projeto. “É de grande importância para o município tendo o Museu do Milho Antônio Sirena sendo representado com um episódio do programa Conhecendo Museus que é um programa que relata a importância dos museus, suas características, acervos e resgates históricos, então é uma forma de valorizar a cultura do nosso município e fazer com que as pessoas conheçam o museu e conheçam Xanxerê através desse programa. Ele é feito pelos responsáveis técnicos do Instituto Brasileiro de Museus essa gravação acontecerá em setembro e serão três dias de gravação com uma equipe técnica de aproximadamente 10 pessoas.” frisa.

A série visa incentivar o acesso ao patrimônio cultural, divulgar e promover, nacional e internacionalmente, os museus brasileiros. Busca, ainda, potencializar as matrizes expressivas da tradição e das memórias locais, favorecer as relações culturais e educacionais que proporcionam maior compreensão e aproximação entre as diversas culturas.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais