Mutirão de mamografias zerou a fila de espera pelo exame em Xanxerê

27 de setembro de 2018 08:36 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mutirão de mamografias zerou a fila de espera pelo exame em Xanxerê (Foto: Divulgação)

A Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher permaneceu em Xanxerê por mais de 70 dias. Durante esse período, foram realizadas as 1.200 mamografias previstas, zerando a fila de espera, além de centenas de exames citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer).

Durante esse período, também foram realizadas diversas ações quanto a educação em saúde, cuidados e prevenção a doenças, principalmente com as mulheres. A iniciativa foi uma parceria entre a Prefeitura, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Câmara de Vereadores e o Sesc e, segundo a secretária de Saúde, Irene Goralski, teve uma avaliação positiva, visto que a fila foi zerada.

Conforme a secretária, paralelo aos exames realizados na Unidade Móvel do Sesc, os exames de mamografia feitos no hospital e clínicas conveniadas seguiram, o que fez com que a fila fosse zerada.

Agora, segundo a secretária, é meta é zerar também a fila para realização de ultrassom da mama, que, geralmente, é realizado após a mamografia, caso apareça alguma anormalidade no exame.

“Estamos complementando os exames, aquelas mamografias que apresentaram alguma alteração, encaminhamos as mulheres para realizar exames complementares, que geralmente é a ultrassom, para saber se tem algum problema, se precisa de tratamento, e seguimos acompanhando essa mulher”, comenta Irene.

A pasta estuda agora um melhor planejamento de exames e consultas, para diminuir as filas existentes e evitar que se tornem tão extensas novamente.

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais