Mutirão de vacinação contra a raiva será realizado em Xanxerê neste sábado (08)

7 de dezembro de 2018 14:17 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Mutirão de vacinação contra a raiva será realizado em Xanxerê neste sábado (08) Foto: Divulgação

Os acadêmicos no 9º período do curso de Medicina Veterinária da Unoesc de Xanxerê, realizam, neste sábado (08), mais uma edição do mutirão de vacinação contra a raiva. Serão vacinados cães e gatos por R$ 10,00.

A ação acontece das 8h às 17h, em dois lugares, sendo: Praça Tiradentes e no Caic. De acordo com o professor e médico veterinário, Rodrigo, podem ser vacinados todos os animais de quatro meses acima.

– Todos os animais a partir dos quatro meses serão vacinados. Mas, quando o animal está muito doente ou debilitado ou é uma cadela no fim de gestação, não convém vacinar. O valor será de R$10,00 para todos os animais, já que é a mesma dose – explica.

Segundo Rodrigo, os tutores dos animais devem ficar atentos ao quesito de vacinação, uma vez que se trata de uma zoonose.

– É uma zoonose. A raiva existe no ambiente, então se você deixar de vacinar, você abre uma janela para a doença – diz.

O valor arrecadado com a vacinação será destinado para a realização da formatura dos acadêmicos.

Raiva:

A raiva é uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão da raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. Os sintomas da raiva variam conforme a espécie, quando acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos e, quando ocorre em animais herbívoros as manifestações são de paralisia. Em caso de agressão por animal, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais