Encerra hoje (05) o prazo para os partidos definirem seus candidatos

5 de agosto de 2016 09:13
Comunidade , Eleições 2016 Compartilhar no Whatsapp
Encerra hoje (05) o prazo para os partidos definirem seus candidatos Encera hoje (05) o prazo para os partidos definirem seus candidatos (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Nesta sexta-feira (05), segundo o Calendário eleitoral das eleições 2016 e de acordo com a Lei nº 9.504/1997, é o último dia para os partidos realizarem as convenções destinadas a definir sobre as coligações e escolher os candidatos a prefeito, vice e a vereadores.

O período de realização das convenções começou em 20 de julho. O prazo antigo determinava que as convenções partidárias deveriam ocorrer de 10 a 30 de junho do ano da eleição. Além disso, a reforma alterou o prazo (que passou de 60 para 30 dias) para o preenchimento das vagas remanescentes no caso de as convenções partidárias não conseguirem indicar o número máximo de candidatos.

As convenções
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral a convenção partidária é a reunião com partido filiados para a discussão de assuntos de interesse. De acordo com a lei as convenções partidárias devem se realizar em conformidade com as normas do partido.

As convenções partidárias de caráter não eleitoral ocorrem a qualquer tempo. Já as convenções para escolha de candidatos e formação de coligações se realizam no período estabelecido pela Lei das Eleições. Lembrando que o primeiro turno da eleição municipal será no dia 2 de outubro.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais