Comunidade

Lance Notícias | 21/09/2021 17:25

21/09/2021 17:25

38801 visualizações

Nesta terça-feira (21) celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Celebrado nesta terça-feira (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca uma revolução na forma como estão inseridas e como são vistas nas comunidades as pessoas com deficiências, além da forma como elas mesmas se incluem e superam-se. E não é à toa que a data está diretamente ligada ao início de […]

Nesta terça-feira (21) celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Celebrado nesta terça-feira (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca uma revolução na forma como estão inseridas e como são vistas nas comunidades as pessoas com deficiências, além da forma como elas mesmas se incluem e superam-se.

E não é à toa que a data está diretamente ligada ao início de uma nova estação, a primavera, que se inicia neste dia 22 de setembro, trazendo o poder da renovação, do renascimento, e da transformação.

Paulo Ferronatto, presidente do COMDE Xanxerê comenta a importância não somente desta data, mas da interação das entidades e das próprias pessoas neste sentido:

– Há mobilizações neste dia em prol dos direitos das pessoas com deficiência, em prol da acessibilidade, da educação inclusiva, do trabalho, e da reabilitação entre várias coisas. Infelizmente devido à pandemia e à dificuldade em reunir o pessoal, nós optamos por esse ano não realizar a Caminhada da Acessibilidade, que tradicionalmente é feita no mês de setembro, mas realizamos Live’s sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, os desafios e oportunidades, e na sexta-feira (24) teremos dois encontros, um pela manhã e outro à tarde para que o pessoal reflita também sobre a importâncias das pessoas com deficiência serem protagonistas, interagindo na sociedade, exercendo seus direitos e deveres – destaca.

A Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (FCDX), juntamente com as demais entidades como COMDE, APAE e Apadavix, tem ao longo desta semana várias atividades pontuais e internas com seus membros e então, na próxima sexta-feira (24), finalizam com uma comemoração especial, encerrando as programações.

 

 

 

 

Deixe seu comentário