NISA discute sobre a corrupção e o papel da escola em Xanxerê

5 de novembro de 2016 13:14
Comunidade , Educação Compartilhar no Whatsapp
NISA discute sobre a corrupção e o papel da escola em Xanxerê NISA discute sobre a corrupção e o papel da escola em Xanxerê (Foto: Divulgação)

 

O Núcleo Institucional de Suporte ao Apoia (NISA), realizou na quinta-feira, 3, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, reunião com palestra sobre o tema “Combate à corrupção e o papel da escola: como trabalhar com o tema corrupção dentro das instituições de ensino”. A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça da 25ª Promotoria de Justiça da Comarca Capital, Davi do Espírito Santo, e contou com a participação das equipes pedagógicas das escolas estaduais e municipais, conselho tutelar, assistentes sociais e promotor de Justiça Marcionei Mendes.

O NISA dá suporte ao APOIA que é um programa do Ministério Público e tem o objetivo de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes no Estado de Santa Catarina, em parceria com outros órgãos da rede de proteção.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Xanxerê, Edegar Giordani, salientou a importância do Núcleo e a parceria com a ADR. “É fundamental trabalharmos juntos na proposta do NISA e do APOIA, de combater a evasão escolar, e ainda debater assuntos pertinentes à formação do cidadão. A escola tem papel fundamental nesse suporte, em conjunto com a família. Precisamos manter nossos alunos na escola e discutir temas pertinentes à sociedade”, destacou Giordani.

O promotor de Justiça da Comarca de Xanxerê, Marcionei Mendes, lembrou da importância do tema “corrupção” especialmente em virtude de um concurso de redação realizado há alguns anos, quando uma aluna mencionou em seu texto que  “todo mundo fala que educação começa em casa, e a corrupção também”. “Isso bateu forte e eu comecei a observar que de fato corrupção é conveniência ou oportunidade. É de fundamental importância essa palestra até para que a gente possa levar para dentro das escolas e sermos um norte moral para os alunos, o que facilitaria muito, até na questão da evasão e infrequência escolar”, explica.

Para a gerente de Educação da ADR, Elaine Alberti, o NISA e o APOIA são ferramentas importantes já que utilizam uma plataforma virtual que auxilia no trabalho de combate a evasão escolar. “Através desta plataforma, nós conseguimos estar mais próximos do Ministério Público, do Conselho Tutelar e da rede, que em conjunto trabalha a permanência dos alunos no ambiente escolar. A soma de esforço é fundamental, especialmente por temos nesses canais o suporte necessário, por meio de vídeos, bibliografias, notícias, além dos encontros presenciais, que norteiam o nosso trabalho”, enfatiza Elaine.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais