No dia do biólogo, conheça um professor apaixonado pela ciência

3 de setembro de 2018 16:13 | Comunidade , Educação , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
No dia do biólogo, conheça um professor apaixonado pela ciência

O Dia do Biólogo é comemorado anualmente em três de setembro no Brasil. Essa data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.

A data é celebrada em homenagem ao decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão de biólogo no Brasil e cria os Concelhos Federais e Regionais de Biologia no território federal.

Por conta do Dia do Biólogo, o Lance Notícias conversou com o Giovane Arus, que é biólogo e atua como professor de biologia e ciências há quatro anos. Confira a entrevista:

 

Lance: Como decidiu que queria ser biólogo?

Giovane: Eu decidi cursar Ciências Biológicas quando percebi que tudo que tinha vida me interessava. A curiosidade me movia e ainda me move a querer conhecer mais sobre os organismos e a natureza, o que foi crucial para minha decisão.

 

Por que escolheu dar aula e não atuar em outra área?

Sempre me identifiquei muito em sala de aula. Sempre digo que o professor não escolheu sua profissão, simplesmente nasceu com esse dom. E é isso que eu sinto toda vez que entro na sala da aula. Me sinto realizado em ser professor.

 

O que mais lhe atrai na profissão?

O conhecimento. Não vivemos mais no tempo em que o professor ensina e o estudante aprende. As mídias vieram por auxiliar nisso e os estudantes já chegam com diversos conhecimentos sobre determinados temas. Nessa troca de informações, tanto o professor como o estudante adquirem conhecimento novo e isso é gratificante. O conhecimento se expressa em sala de aula de diversas formas: seja lido na internet, visto na TV, vivenciado em algum momento de sua vida, ouvido em alguma roda de conversa entre amigos…

 

Pretende seguir como professor ou pensa em buscar outra área de atuação mais para frente?

Pretendo seguir como professor, mas tenho planos de trabalhar na área da saúde também.

 

Quanto ao mercado de trabalho, há oportunidades para biólogos hoje em dia?

Há sim. O profissional biólogo além da sala de aula pode atuar em mais de 50 outras áreas. Duas delas estão crescendo bastante. A área da saúde, que segundo pesquisas, é a que mais devem gerar emprego no Brasil nos próximos anos, e as áreas relacionadas ao meio ambiente, visto a grande preocupação que tem surgido com as causas ecológicas.

 

Quais os principais desafios da profissão hoje?

Os principais desafios hoje dizem respeito, principalmente, aos cortes financeiros na pesquisa científica realizados pelo governo, em decorrência da crise que afeta o país. Afinal, com o desenvolvimento tecnológico e de produção, há uma necessidade maior da contratação de biólogos por parte das indústrias e fazer ciência está cada vez mais difícil. Na educação, há também certa dificuldade financeira, mas também se sabe que é preciso lidar com diferentes perfis ao longo de toda trajetória profissional, além de identificar e reparar as dificuldades encontradas pelos estudantes.

 

Depois de quatro anos de atuação, percebe que está na profissão certa?

Percebo sim. Em nenhum momento me arrependi de ter escolhido esta profissão

 


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais