No Dia Mundial do Lions Clube, conheça a história do clube de serviço em Xanxerê

10 de outubro de 2018 18:08 | Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
No Dia Mundial do Lions Clube, conheça a história do clube de serviço em Xanxerê (Foto: Divulgação)

O Lions Clube está espalhado pelo mundo. São 46 mil clubes e mais de 1,4 milhão de associados, o que torna o Lions a maior organização de clubes de serviços do mundo. E, o dez de outubro é lembrado anualmente como o Dia Mundial do Lions Clube.

No município, o Lions Xanxerê foi fundado no dia três de outubro de 1964, sendo que recebeu sua Carta Constitutiva em 31 de outubro do mesmo ano, que é a confirmação da fundação do clube. Nos seus 54 anos de atividades, o clube de serviço já auxiliou milhares de pessoas e, hoje, se divide em quatro clubes: Lions Clube Xanxerê, Inovação, Mulher e Centenário.

Os fundadores do clube em Xanxerê, Jaime e Maria Schurhaus, ainda fazem parte do clube, mas com uma participação menos ativa hoje em dia. Segundo Jaime, havia o clube em Chapecó e os companheiros de lá buscavam alguém em Xanxerê para a fundação da entidade. Além disso, todos os membros precisam ter uma profissão.

“Recebemos o convite, mas não sabíamos ainda como funcionava direito. Marcamos uma reunião com algumas pessoas, trabalhadores de vários segmentos, quando decidimos fundar o clube aqui também. Eu e minha mulher fomos os primeiros presidentes, hoje, não estamos mais tão ativos, pois temos nossas limitações também”, conta.

Desde então, a diretoria da entidade já teve várias gestões. Uma curiosidade, é que no início as mulheres eram chamadas de domadoras e os homens de companheiros. As mulheres não participavam das primeiras reuniões, apenas os homens. Entretanto, anos depois, o Lions Internacional resolveu, em assembleia, que as mulheres passariam a ser tratadas também como companheiras e participar das reuniões.

“Eu e minha esposa sempre gostamos desse trabalho voluntário e social do Lions. Com as explicações que recebemos quando o clube foi fundado, fomos adaptando as ações para as necessidades do município”, explica.

Pertencente ao distrito LD-8, hoje, o Lions Clube Xanxerê conta com 109 membros. Todas as ações e atividades desenvolvidas pelo clube tem cunho social e solidário, buscando sempre ajudar quem necessita em diversas situações.

O Lions promove diversas reuniões, faz doações mensais de material ara a Pastoral do Menor confeccionar sabão, doações de alimentos para a Apax e Jovem Cidadão, empréstimo de aparelho ortopédicos, atendimento mensal a pacientes carentes, doação de consultas e exames oftalmológicos e óculos, promove o Ferlão para arrecadar recursos, entre muitas outras atividades.

“O Ferlão é tradicional e acontece com dois objetivos: primeiro, para arrecadar dinheiro para o clube manter as atividades e, segundo, para movimentar e fomentar a atividade de criação de suínos na região. Fizemos uma festa para as crianças também anualmente, palestras, concurso de fotografia, são diversas atividades”, finaliza.

Além disso, dentro do Lions Clube, há diversas comissões, cada uma responsável por um seguimento, além de metas, missão e valores.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais