Nono dígito para celulares de SC será obrigatório a partir do dia 6 de novembro

11 de outubro de 2016 11:30
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Nono dígito para celulares de SC será obrigatório a partir do dia 6 de novembro Contas de telefone ficam mais caras a partir deste mês após mudança no ICMS. (Foto: Alvarélio Kurossu/Agência RBS)

 

Os catarinenses estão sendo avisados pelas operadoras de telefonia sobre a inclusão do nono dígito, obrigatório a partir do dia 6 de novembro para todas as ligações para celular na região Sul. Os clientes estão recebendo mensagens pelo celular para lembrar da mudança, que impactará todos os números de telefonia móvel.

A partir de novembro, todos que telefonarem para os códigos de área de Santa Catarina, que inclui os DDDs 47, 48 e 49, devem incluir o 9 antes do número do celular. A região Sul é a última do país a ter o sistema implementado. Em São Paulo, por exemplo, as mudanças começaram ainda em 2012.

O acréscimo do nono dígito às linhas móveis permite que as possibilidades de variações de números saltem de 37 milhões para 90 milhões, uma vez que os números 2, 3, 4 e 5, que em posição inicial são restritos a linhas fixas, podem também ser usados na segunda casa dos números móveis. Os números fixos não sofrem alteração.

O nono dígito passa a ser incluído a partir de 6 de novembro, mas até o dia 15 as ligações com apenas oito números continuam sendo completadas. Depois disso, as ligações passam a ser interrompidas e uma mensagem solicitando o nono dígito é informada ao usuário. (Diário Catarinense)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais