Saúde

Lance Notícias | 27/04/2020 09:12

27/04/2020 09:12

120802 visualizações

Nova vacina que previne quatro tipos de meningite é disponibilizada nos postos de Xanxerê

Neste mês de abril começou a ser disponibilizada uma nova vacina muito importante no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Em contato com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Xanxerê, da […]

Nova vacina que previne quatro tipos de meningite é disponibilizada nos postos de Xanxerê Foto: divulgação

Neste mês de abril começou a ser disponibilizada uma nova vacina muito importante no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Em contato com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Xanxerê, da qual Faxinal dos Guedes faz parte, ela comenta que a vacina já está disponível.

– É uma notícia muito boa. Até então, só tínhamos essa vacina na rede privada, agora também será disponibilizado pelo SUS. Ela é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos – diz.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença com casos esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A bacteriana é mais comum entre abril e setembro (entre o outono e o inverno), e as virais, de outubro a março (entre a primavera e o verão). Também pode ocorrer de o paciente ter uma meningite viral mais grave (meningoencefalite).

 

Deixe seu comentário