Novamente vereadores solicitam informações sobre motivo das filas para agendamento de consultas em Xanxerê

9 de maio de 2017 09:28
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Novamente vereadores solicitam informações sobre motivo das filas para agendamento de consultas em Xanxerê Fotos: Rafaela Forchesatto/Lance Notícias

A situação da saúde pública do município de Xanxerê, foi novamente discutida na Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira (08). O assunto à tona abrange a questão da demora para os moradores conseguir agendar consultas nos postos de saúde.

O último caso divulgado foi o dos moradores do Bairro dos Esportes o qual reclamavam que precisaram passar horas em filas para conseguir agendar consultas. O vereador Wilson Martins dos Santos, elaborou um requerimento, o qual, visa buscar informações sobre os atendimentos nos postos.

“Na semana passada foi veiculado a questão da fila de espera para a retirada da ficha nos postos de saúde. Fomos procurados por muitas pessoas. Está difícil a situação. Fiz um requerimento solicitando o número de medicamentos e de servidores se queixando pela falta de materiais para trabalho, para assim saber exatamente algumas informações que não obtivemos, para que possamos contribuir e buscar alternativas de melhorias”, comenta o vereador.

Confira o requerimento:

Vereador Wilson Martins dos Santos, para que o Executivo Municipal, através do órgão competente, informe os seguintes pontos:

  1. a) Qual a demanda reprimida de exames no município?
  2. b) Informar o número de exames que aguardam para ser feitos informando a respectiva unidade de saúde.
  3. c) Informar se existe falta de matérias como agulhas, seringas, luvas (vez que ocorreu denúncias de limitação de material)?
  4. d) Se existe qual o motivo, e qual a atitude que será tomada?
  5. e) Informar o número de cirurgias eletivas que aguardam para ser feitos informando a respectiva unidade de saúde.
  6. f) Informar o número de consultas especializadas que aguardam para ser feitos informando a respectiva unidade de saúde.
  7. g) Informar a área médica de maior necessidade.

Na oportunidade, os vereadores João Paulo Menegatti e Vilson Piccoli, também se manifestaram em relação as condições da saúde pública.

“A saúde em nosso município piorou muito. A situação está muito complicada. Nas redes sociais nós vemos a revolta dos xanxereenses. As filas estão enormes e as pessoas precisam programar quando ficarão doentes”, diz Tatu.

Piccoli se manifestou e destacou que outros requerimentos já foram elaborados também para melhorar o âmbito da saúde.

“Esses primeiros dias do mês, onde foi intitulado que seria feito os agendamentos, acabou virando uma piada. Nós já realizamos reivindicações em relação a saúde pública, onde as empresas poderiam estar marcando consultas para seus funcionários. Mas o exemplo do Bairro dos Esportes que hoje possui cerca de 7 mil moradores, é disponibilizado apenas um médico. Isso é inacreditável. Estamos falando de agendamento e não de consulta. Nós vamos cobrar melhorias sempre”, salienta.

O vereador Lenoir Tiecher, também realizou a apresentação de um requerimento o qual solicita informações das unidades de saúde de cada bairro do município.

“Estive também no bairro dos Esportes e conversei com várias pessoas. Infelizmente já debatemos esse assunto e queremos que seja esclarecida a questão da saúde pública do município. Precisa se ter uma solução para terminar com as filas”.

Confira o requerimento:

Vereador Lenoir Tiecher, para que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, repasse as seguintes informações de cada Unidade Básica de Saúde.

  1. a) Número de Médicos, Dentistas e horários de atendimento;
  2. b) Número de consultas realizadas diariamente;
  3. c) Número de habitantes de cada região de atendimento;
  4. d) Número de consultas disponibilizadas por dia de agendamento;
  5. e) Forma, dias da semana e horários de agendamentos.

Ambos dos requerimentos vão ser encaminhados ao executivo para resposta.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais