Novembro Azul: ações serão realizadas para os homens xanxerenses

1 de novembro de 2017 08:40
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Novembro Azul: ações serão realizadas para os homens xanxerenses Foto: Divulgação

O laço da campanha troca de cor e o foco agora são os homens xanxerenses. A partir desta quarta-feira, primeiro de novembro, a Prefeitura de Xanxerê e a Secretaria Municipal de Saúde iniciam as ações do Novembro Azul. No mês que passou, foi realizada a campanha Outubro Rosa, quando quase mil mulheres foram atendidas, buscando saúde e qualidade de vida.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Xanxerê, as ações contam com apoio do curso de enfermagem da Unoesc Xanxerê e entre as ações estão: orientações sobre hábitos saudáveis de vida e prevenção de doenças; verificação de pressão arterial, peso, altura, cálculo do IMC e HGT (glicose); testes rápidos de: Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV; atualização de vacinas; solicitação do exame de PSA (conforme protocolo do Ministério da Saúde) e avaliação odontológica.

Além disso haverá três eventos importantes. No dia 5 de Novembro (domingo), a Secretaria Municipal de Saúde atuará em conjunto com a Polícia Militar na 1ª Corrida do Novembro Azul.

Já no dia 10, às 7h30min, no auditório da prefeitura, palestra sobre “Saúde do Homem”, ministrada pelo enfermeiro Ezequiel Delgado. E, no dia 11, das 8h às 17h, terá o Dia D da Saúde do Homem, no Pronto Atendimento Municipal. A orientação é que o paciente apresente o Cartão SUS atualizado, além dos documentos pessoais e caderneta de vacinação.

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais