Novembro azul: procura por exames está abaixo do esperado, diz médico

25 de novembro de 2016 08:44
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Novembro azul: procura por exames está abaixo do esperado, diz médico (Foto:Internet)

 

Novembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença que é o alvo de mobilização global é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Em Xanxerê, a participação dos homens para realização dos exames está abaixo do esperado.

Em Xanxerê durante todo o mês de novembro, foram ofertadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem, com realizações de palestras, onde também a Secretaria de Saúde do município disponibilizou exames de prevenção da Hepatite B, HIV e Sífilis, todos os sábados.

Segundo o médico infectologista Hugo Noal, a procura dos exames está abaixo da estimativa, “as mulheres são mais participavas no quesito de saúde, um exemplo disso é o novembro azul, onde a participação está muito abaixo do esperado. Não falta exame, não falta médico, falta as pessoas se importarem consigo mesmo”.

Mesmo o câncer de próstata ser o mais comum entre homens, o mesmo desperta muito preconceito, por isso é necessário que haja a conscientização, “são exames que não machucam, não dói, não demora, é só o tempo suficiente para o médico ter uma ideia se o paciente tem algum problema ou não”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais